Seja por descuido ou na correria do dia a dia, muitas vezes seja ao volante de um carro ou pilotando uma moto, acabamos realizado algumas atitudes que podem não só gerar multas como também colocam nossas vidas em risco. Segundo especialistas, as principais atitudes que devem ser completamente evitadas quando você está pilotando são as seguintes:

1- Deixar o celular dentro do capacete: a prática tira a eficácia do acessório, que não é capaz de proteger adequadamente a cabeça do usuário. Além disso, pode ocorrer o superaquecimento do aparelho, ou acarretar uma multa de R$ 191,54, e a perda de sete pontos na carteira, pela infração ser considerada gravíssima segundo o Código de Trânsito Brasileiro

2- Usar fones de ouvido durante a viagem: os fones de ouvido atrapalham a audição do que está acontecendo no trânsito e são proibidos por lei.

3 - Parar no acostamento para atender uma ligação: com o corre-corre do dia a dia, uma parada pode atrasar o trajeto. Considerando que muitos motociclistas utilizam o veículo para trabalhar, isso pode acarretar desperdício de tempo e de dinheiro.

4 - Tentar usar o celular enquanto pilota: a prática é considerada extremamente perigosa porque, além de tirar a atenção do trânsito, o motociclista perde o controle da direção, colocando em risco sua vida e de outros.

5 - Usar o celular enquanto está parado no farol: atender o telefone no farol aumenta as chances de assalto.

As dicas acima foram compiladas pela Bomber Speakers, que conta com uma solução que ao menos facilita o uso do smartphone ao pilotar, que é o Motosound. Ele é acoplado ao capacete e permite, via Bluetooth, ter acesso à algumas funções do aparelho celular como ouvir música, atender ligações, ouvir as instruções de navegação, dentre outras. Segundo a fabricante, ele atende a legislação nacional e o Código de Trânsito Brasileiro. É uma boa alternativa a sistemas muitas vezes encontrados em capacetes topo de linha como da marca BMW.

César Tizo

 

César Tizo |