A BMW Motorrad revelou nesta quarta-feira (19) uma moto que vai deixar os fãs de esportivas queixo caído. Trata-se da HP4 Race, que terá uma tiragem limitada a apenas 750 unidades, todas produzidas de forma artesanal por um time de especialistas para garantir a máxima qualidade do modelo.

A exclusividade da HP4 Race começa pelo quadro. A BMW Motorrad torna-se a primeira fabricante de motocicletas no mundo a produzir uma moto com o quadro inteiramento composto de fibra de carbono, que resulta em uma estrutura com apenas 7,8 kg!

Como se não bastasse, as rodas da HP4 Race também são produzidas com o mesmo material, o que permite uma redução no peso da ordem de 30% quando comparado com as mesmas rodas feitas de alumínio.

Graças em grande parte a essa combinação de materiais nobres, a BMW HP4 Race pesa apenas 171 kg já com combustível e pronta para rodas. Segundo a fabricante, ela é mais leve do que as motos utilizadas no campeonato mundial de Superbike e ligeiramente mais pesada do que as motos da BMW que participam do MotoGP.

Nas áreas de suspensão e freios a HP4 Race também foi projetada oferecendo apenas o que há de melhor. A suspensao é fornecida pela sueca Öhlins e compartilha praticamente o mesmo conjunto presente nas motos de competição da BMW, com o garfo dianteiro invertido (FGR 300) e a traseira utilizando um braço de alumínio (TTX 36 GP).

Já os freios são da italiana Brembo no modelo GP4 PR, com pistões de titânio e pinças de alumínio. Com um disco de 320 mm na dianteira, a BMW promete uma “performance de frenagem surpreendente”. Algo que não duvidamos sabendo da reputação das duas empresas.

Para mover tudo isso, nada mais esperado do que um propulsor a altura. Para isso a BMW pegou emprestado o motor da S 1000 RR e o colocou na HP4 Race com 215 cv de potência a 13.900 rpm e torque máximo de 12,2 kgfm a 10.000 rpm. Para otimizar o desempenho, a BMW vai oferecer uma série de relações diferentes que podem ser montadas na moto a fim de otimizar o trabalho do câmbio de 6 marchas, ficando a cargo do dono quais utilizar dependendo da pista ou uso que se quer fazer da moto.

 
 
BMW HP4 Race
 
BMW HP4 Race
BMW HP4 Race
BMW HP4 Race
 
BMW HP4 Race
BMW HP4 Race
BMW HP4 Race
 
BMW HP4 Race
BMW HP4 Race
BMW HP4 Race
 
BMW HP4 Race
BMW HP4 Race
BMW HP4 Race
 
BMW HP4 Race
BMW HP4 Race
BMW HP4 Race
 
BMW HP4 Race
BMW HP4 Race
BMW HP4 Race
 
BMW HP4 Race
BMW HP4 Race
 
 
César Tizo

 

César Tizo |

Veja mais notícias da marca

BMW renova a F 750 e a 850 GS
16/11/2017 15:06:00

BMW renova a F 750 e a 850 GS

BMW revela a inédita G 310 GS
13/11/2017 11:30:00

BMW revela a inédita G 310 GS

Teste: BMW R 1200 GS
01/11/2017 19:26:00

Teste: BMW R 1200 GS