A Consumer Electronics Show (CES), evento de tecnologia realizado em janeiro na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, foi palco de apresentação de novas tecnologias para motocicletas da BMW. A empresa alemã mostrou no evento um novo conceito de capacete, que dispõe de head-up display, e também um conceito da touring K 1600 GTL.

No caso do capacete, o head-up display (HUD) segue a mesma linha do disponível nos automóveis. Trata-se de uma pequena tela que projeta algumas informações diretamente no campo de visão do piloto. O equipamento oferece dados como pressão dos pneus, velocidade, nível de óleo e de combustível, marcha selecionada, limite de velocidade, advertência de perigos iminentes e reconhecimento de sinais de estrada.

Além do head-up display, o capacete dispõe de duas câmeras, sendo uma posicionada na parte de frente, que consegue gravar imagens da viagem, e outra na parte de trás, que funciona como uma espécie de retrovisor digital. Todas as funções podem ser controladas por meio de um minicontrolador, posicionado do lado esquerdo do capacete.

Capacete com head-up display da BMW Capacete com head-up display da BMW
Capacete com head-up display da BMW Capacete com head-up display da BMW
Capacete com head-up display da BMW Capacete com head-up display da BMW
Capacete com head-up display da BMW Capacete com head-up display da BMW
Capacete com head-up display da BMW Capacete com head-up display da BMW
Capacete com head-up display da BMW Capacete com head-up display da BMW
BMW K1600 GTL com farol convencional BMW K1600 GTL com farol convencional
BMW K1600 GTL com farol laser BMW K1600 GTL com farol laser

Já o conceito da K 1600 GTL traz como destaque a tecnologia de iluminação a laser, já disponível nos carros topo de linha da BMW (como o sedã de luxo Série 7 e o híbrido esportivo i8) e estreia entre as motocicletas. O sistema é capaz de gerar uma luz brilhante e puramente branca, em até 600 metros, o dobro dos faróis convencionais.

A novidade, segundo a BMW, aumenta significativamente à noite, não apenas pelo aumento de alcance, como também pela iluminação precisa na estrada. Além disso, a tecnologia laser tem uma vida útil mais longa, graças à sua construção mais compacta, robusta e livre de manutenção.

Pelo menos por enquanto, a tecnologia laser será mantida somente como um estudo. No entanto, a montadora espera oferecer o sistema em motocicletas, a médio prazo, com as economias de escala devido a utilização em larga escala na indústria, resultando em preços mais baixos. 

Redação

 

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