A BMW Motorrad apresentou recentemente uma novidade para aumentar a segurança das motocicletas, que deve chegar aos modelos de produção em 2016 no mercado europeu. Trata-se do Dynamic Brake Light, um sistema que promete aumentar a visibilidade dos motociclistas durante uma frenagem, com aviso prévio e mais eficaz quando o condutor acionar o pedal de freio da moto.

O novo BMW Dynamic Brake Light conta com um aviso em dois estágios sobre uma frenagem forte ou emergencial da motocicleta para os veículos que vêm atrás. O primeiro estágio entra em ação quando a moto desacelera em velocidades superiores a 50 km/h, piscando a luz de freio em uma frequência de 5 Hz e parando assim que o piloto parar de frear.

O segundo estágio é ativado quando a motocicleta desacelera e atinge 14 km/h. Assim, as luzes de emergência são ligadas automaticamente e permanecem ativas até que uma velocidade mínima de 20 km/h seja atingida novamente.

O Dynamic Brake Light estará disponível para os modelos R 1200GS, R 1200GS Adventure e S 1000XR como opcional e para a linha K 1600 (GT, GTL e GTL Exclusive) como item de série, juntamente com o sistema de freios ABS Pro, que aciona o sistema antitravamento das rodas mesmo com a moto inclinada.  

Redação

 

Redação |