A cada algumas montadoras reservam novidades bem interessantes para os tradicionais concursos de elegância realizados ao redor do mundo. Com um seleto público apaixado por motos e carros, geralmente de alto poder aquisitivo, esses sofisticados encontros são utilizados não só para que as marcas de luxo possam estreitar relações com seus clientes como também apresentar conceitos ou reviver modelos importantes de sua trajetória.

Dessa vez a BMW Motorrad decidiu resgatar um ícone de sua história, no caso a R 5, moto que fez sucesso inclusive nas pistas há 80 anos. A marca apresentou nesta sexta-feira (20) durante o Concorso dEleganza Villa dEste a R 5 Hommage, em uma bela mistura dos estilos “vintage” e “custom”.

Um dos pontos fortes da R 5 na época de seu lançamento foi o motor de 500 cm³ com 2 cilindros contrapostos e 4 tempos que entregava 24 cv a 5.500 rpm, suficientes para levar a R 5 até 135 km/h de velocidade máxima. A potência até mesmo superava os 33 cv da R 17, que contava com motor de 750 cm³. Os números parecem pouco, mas não se esqueça que estamos falando de motos da década de 1930.

O mais legal é que a equipe da BMW Motorrad não só deu vida a R 5 Hommage baseada na moto original como inclusive conseguiu encontrar o mesmo propulsor. Amplamente revisado, a fabricante decidiu presenteá-lo com um supercharger para elevar a potência e deixar a potência mais próxima à das motos atuais. A suspensão traseira também foi revista, assim como os cubos das rodas traseira e dianteira. O escapamento é outro ponto que precisou ser alterado e passou a ser feito de aço até mesmo para garantir um efeito sonoro mais agradável e condizente com a proposta da R 5 Hommage.

Contruída inteiramente de forma artesanal pelos irmãos Ronny e Benny Noren, eles também ajudaram a refazer partes perdidas do motor e do câmbio presentes na R 5 original. O quadro, tanque de combustível e a rabeta são todos feitos a mão especialmente para a R 5 Hommage. Entre os traços mais marcantes da R 5 está o garfo da suspensão, algo novo para a época, esculpido de forma aerodinâmica e que subia até a altura do farol.

Confira abaixo uma galeria de fotos da R 5 Hommage:

 
 
 
 
César Tizo

 

César Tizo |

Veja mais notícias da marca

BMW renova a F 750 e a 850 GS
16/11/2017 15:06:00

BMW renova a F 750 e a 850 GS

BMW revela a inédita G 310 GS
13/11/2017 11:30:00

BMW revela a inédita G 310 GS

Teste: BMW R 1200 GS
01/11/2017 19:26:00

Teste: BMW R 1200 GS