Ducati cria a família Streetfighter

Marca italiana agora conta com o modelo V2, de entrada, e a série especial V4 SP da naked super potente
As novas Streetfighter da Ducati

As novas Streetfighter da Ducati | Imagem: Divulgação

Não era surpresa que a Ducati iria repetir a receita vista na Panigale também com a naked Streetfighter. Nesta quinta-feira, a fabricante italiana deu sequência à série de lançamentos da linha 2022 revelando não uma, mas duas novidades.

A primeira é a Streetfighter V2, baseada na Panigale V2 e que vai ocupar o nicho de entrada do segmento. Já a segunda é a versão especial Streetfighter V4 SP.

Sem a carenagem da esportiva Panigale, a Streetfighter V2 oferece uma posição de pilotar mais ereta e com guidão mais largo. Mas carrega consigo o mesmo de dois cilindros e 955 cc que produz 153 cv e 101,4 nm de torque.

Há uma diferença importante em relação à sua irmã carenada: na naked a relação final de marcha é mais curta para obter respostas mais rápidas, necessárias em ambientes urbanos, seu habitat.

Veja galeria de imagens da Ducati Streetfighter V2 e V4 SP

A Streetfighter também o braço oscilante lateral ser alongado em 16 mm para garantir maior estabilidade. O garfo Showa BPF com 43 mm e um amortecedor Sachs foram recalibrados para uso na rua, mas podem ser ajustados para diversão na pista.

A nova naked herda a eletrônica da prima esportiva. Ela conta com plataforma inercial IMU de 6 eixos e pacote de eletrônica que inclui ABS Cornering, controle de tração EVO 2, Wheelie Control  EVO, quickshifter, entre outros.

Há três diferentes modos de pilotagem, Sport, Road, Wet e como esperado, a iluminação é por LED com DRL (luzes diurnas).

Ducati Streetfighter V2 2022
Ducati Streetfighter V2 2022
Imagem: Divulgação

Sport Production

Se a Streetfighter V2 é uma máquina para popularizar o modelo, a V4 SP é para poucos. A sigla não significa “Special Performance” mas sim “Sport Production” e traz como principal evolução um chassi construído em carbono no lugar de alumínio.

Isso se traduz num peso 3 kg menor que a V4 S, ou seja, 196 kg em ordem de marcha. Segundo a Ducati, a mudança é “capaz de uma redução da inércia de 26% na frente e 46% na traseira, tornando a moto significativamente mais ágil e leve nas mudanças de direção”.

O sistema de suspensões Öhlins Smart EC 2.0 que pode variar o amortecimento de acordo com o estilo de condução. O motor, por outro lado, é o Desmosedici Stradale de 1103 cc, com 208 cv e capaz de entregar um 123 Nm de torque à 9.500 rpm.

Na V4 SP, o motor trabalha em conjunto com uma embreagem a seco STM-EVO SBK, que assegura uma melhor função deslizante.

Os preços, por outro lado, impressionam: a V4 SP, que só pode ser usada em circuitos fechados, custa a partir de US$ 35 mil, ou quase de R$ 190 mi. A Streetfighter V2, por sua vez, tem preço inicial de US$ 16.995 (R$ 92 mil numa conversão simples).

Ducati Streetfighter V4 SP 2022
Ducati Streetfighter V4 SP 2022
Imagem: Divulgação

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