Assim como a rival BMW, também a Ducati (marca ligada ao grupo Volkswagen) aproveitará o Salão do Automóvel para mostrar uma das suas mais recetes novidades, a 959 Panigale, superesportiva de 955 cm³ que será vendida no Brasil a partir da primeira semana de janeiro por R$ 62.900.

Sucessora da 899 Panigale, a nova superbike aproveita parte da ciclística, mas tem vários aprimoramentos como a embreagem antiblocante e pedaleiras usinadas.

O motor também evoluiu. Graças a um novo conjunto de biela, pistão e curso do virabrequim agora ele possui 955 cm³ contra 898 cm³ da versão anterior. Na prática, isso significa um aumento de quase 10 cv na potência e quase um kgfm de torque.

Eletrônica e comportamento versátil

A nova Panigale empresta da irmã 1299 parte do visual, com frente mais larga, retrovisores mais curtos, entradas de ar maiores, embora a posição de pilotar seja a mesma, com assento com 830 mm de altura.

Há, no entanto, diferenças significativas como o novo escapamento que substitui um conjunto embutido por ponteiras duplas na lateral – o resultado é estar em conformidade com o Promot4.

A parte eletrônica é um dos destaques. Ela vem equipada com controle de tração de oito níveis, modo de pilotagem com três ajustes – Race, Sport e Wet -, o DQS, Ducati Quick Shif, que troca as marchas sem necessidade de usar a embreagem, além de ABS dianteiro e traseiro.

 
 
 
 

É possível ajustar tanto a supensão dianteira (Showa) quanto traseira (Sachs) sem falar no amortecedor de direção. Segundo o gerente de marketing e comunicação da Ducati, Fernando Filie, “a nova 959 Panigale reúne o melhor das pistas com um comportamento ideal para as ruas”.

Montada em Manaus, a Panigale será vendida inicialmente na cor vermelha ‘Ducati’ e logo depois na cor branca com rodas vermelhas e visual arrebatador.

A nova moto italiana está sendo apresentada pela primeia vez no mundo na abertura de outro salão, o EICMA, maior evento do gênero que ocorre em Milão, na Itália.

Veja também: BMW F700 GS estará no Salão do Automóvel

Ricardo Meier

 

Ricardo Meier |