Modelos com uma boa reputação no Brasl entre os fãs de motocicletas de alta cilindrada, a Honda acaba de disponibilizar a linha 2018 para a CB 650F e a CBR 650F. As esportivas ganham melhorias no motor e na estética.

Começando pelo propulsor de 649 cm³ com 4 cilindros presente nos dois modelos, uma das grandes novidades da nova linha vai para o aumento na potência. Ele agora passa a entregar 88,5 cv a 11.000 rpm, um leve aumento em relação aos 87 cv que oferecia até a linha 2017. O torque, por sua vez, permanece em 6,22 kgfm, porém a transmissão de 6 marchas recebeu relações mais curtas para a 2ª, 3ª e 4ª marchas melhorando as respostas nas acelerações e retomadas.

Segundo a Honda explica, “o aumento na potência máxima foi obtido por intermédio de uma nova caixa do filtro de ar com dutos mais largos que alimentam corpos de borboleta de 32 mm. O sistema de escapamento 4 em 1, uma assinatura Honda, também foi redesenhando com objetivo de reduzir a contrapressão interna e garantir um fluxo mais livre”.

Ainda na parte mecânica, a suspensão dianteira passa a contar com uma solução mais refinada, no caso a adoção do garfo fornecido pela Showa com a tecnologia Dual Bending Valve (SDBV). Com tubos de 41 mm, o sistema SDBV usa duas válvulas para gerar tanto a compressão quanto o “rebote” do amortecedor, compensando de uma forma mais eficiente as duas forças. A Honda acrescenta que o sistema SDBV “garante um funcionamento mais suave e preciso em diferentes pisos, favorecendo a maneabilidade e a estabilidade da moto”.

Tanto a CB 650F quanto a CBR 650F contam com sistema ABS e duplo disco tipo “wave” na dianteira com 320 mm de diâmetro acionados por pinças Nissin de duplo pistão. Na traseira, o disco simples segue o mesmo estilo visual e conta com 240 mm de diâmetro, porém pinça de pistão simples. As rodas de seis raios duplos são fabricadas com alumínio fundido sob pressão e calçadas com pneus esportivos medidas 120/70-ZR17 e 180/55-ZR17 com válvulas de ar em formato de "L" o que facilita a operação de controle da pressão.

Por fim, o visual da dupla esportiva também foi revisto pela Honda. A CB 650F passa a contar com novas aletas nas laterais do tanque, que acentuam a agressividade. A naked também passa a contar com a chegada da linha 2018 com faróis e lanternas com iluminação por LED, painel completamente digital de display duplo e uma ligeira alteração na posição de pilotagem, resultado do “sutil avanço do guidão e estreitamento da zona central do assento”, explica a Honda.

A esportiva CBR 650F, por sua vez, conta com uma nova carenagem que favorece a captação de ar para o sistema de alimentação e proteção ao piloto. Assim como na CB 650F, a irmã carenada passa a contar com um painel digital mais completo e iluminação por LED nos faróis e lanternas.

A CB 650F 2018 chega ao mercado por R$ 33.900, enquanto a CBR 650F 2018 tem preço sugerido de R$ 35.500, ambas serão oferecidas nas novas opções de cores Vermelho e Azul Perolizado. A dupla conta com garantia de 3 anos e o serviço de apoio para problemas mecânicos Honda Assistance.

 
 
Honda CB 650F 2018
 
Honda CB 650F 2018
Honda CB 650F 2018
Honda CB 650F 2018
 
Honda CB 650F 2018
Honda CB 650F 2018
Honda CB 650F 2018
 
Honda CB 650F 2018
Honda CB 650F 2018
Honda CB 650F 2018
 
Honda CB 650F 2018
Honda CB 650F 2018
Honda CB 650F 2018
 
Honda CB 650F 2018
Honda CB 650F 2018
Honda CBR 650F 2018
 
Honda CBR 650F 2018
Honda CBR 650F 2018
Honda CBR 650F 2018
 
Honda CBR 650F 2018
Honda CBR 650F 2018
Honda CBR 650F 2018
 
Honda CBR 650F 2018
Honda CBR 650F 2018
Honda CBR 650F 2018
 
Honda CBR 650F 2018
Honda CBR 650F 2018
Honda CBR 650F 2018
 
Honda CBR 650F 2018
Honda CBR 650F 2018
 
 
César Tizo

 

César Tizo |

Veja mais notícias da marca