Não são apenas os automóveis que estão na mira da tecnologia de condução autônoma. Também as motocicletas devem ganhar as ruas com sistemas auto guiados. A Yamaha já havia revelado o MotoBot, uma espécie de robô que pilotava uma YZF-R1M num circuito, mas o que se especula é que a rival Honda esteja pesquisando uma solução embarcada na própria moto.

A fabricante já tem grande experiência com sistemas robotizados, incluindo aí o Asimo, robozinho presente em vários eventos mundiais (e que utiliza tecnologia trazida das motos do MotoGP). No entanto, o suposto projeto seria algo mais avançado, capaz de atuar na pilotagem da moto sem interferência humana.

Não é tão difícil imaginar como o mercado de motos cresceria caso houvessem modelos capazes de evitar erros dos donos e que aumentassem a segurança. A CES ocorre em Las Vegas entre 5 e 8 de janeiro.

 
 
Motobot, da Yamaha: humanoide capaz de pilotar uma moto Motobot, da Yamaha: humanoide capaz de pilotar uma moto
A Honda fez piada com robô pilotando moto, mas estaria pesquisando a condução autônoma A Honda fez piada com robô pilotando moto, mas estaria pesquisando a condução autônoma
 
 
Ricardo Meier

 

Ricardo Meier |

Veja mais notícias da marca