A Honda divulgou nesta sexta-feira (6) uma opção bem interessante para quem busca uma moto trail acessível, a nova XRE 190. Segundo a Honda, o motor monocilíndrico de 184,4 cm³ foi desenvolvido especialmente para a nova versão e conta com a tecnologia FlexOne. Ele entrega até 16,4 cv a 8.500 rpm e 1,66 kgfm de torque a 6.000 rpm quando abastecido com etanol.

A novidade será oferecida em versão única, com sistema de freios ABS, por R$ 13.300, uma sensível redução frente aos R$ 17.750 da XRE 300 com ABS, portanto conferindo um bom apelo do ponto de vista do custo-benefício.

Assim como a XRE 300, a nova XRE 190 também conta com câmbio de 5 marchas e partida elétrica. As tampas laterais do motor contam com pintura na cor grafite, mostrando que a Honda não descuidou do acabamento, enquanto o chassi é do tipo berço semi-duplo. O guidão segue com uma posição mais elevada, o que permite uma posição de pilotagem mais relaxada.

A suspensão traseira é monoamortecida do tipo Pro-Link, com 150 mm de curso, e totalmente ajustável. Na dianteira, o garfo telescópico com curso de 160 mm ajuda no conforto em deslocamentos por terrenos asfaltados. A proposta da XRE 190, explica a Honda, é a ser uma moto “trail urbana”, oferecendo mais conforto por vias esburacadas dos centros urbanos.

O tanque de combustível conta com 13,5 litros de capacidade e tampa traz desenho diferenciado. O assento é em dois níveis e o painel digital é completo, agrupando marcador de combustível, conta-giros, velocímetro, hodômetros total e parcial. Um diferencial promovido pela Honda é a garantia de 3 anos com a troca de óleo gratuita em sete revisões.

 
 
 
 
César Tizo

 

César Tizo |