A partir do próximo ano as motos da BMW prometem se tornar uma das mais seguras do mercado. A empresa anunciou que vai oferecer, ao menos na Alemanha inicialmente, o sistema Intelligent Emergency Call para todas as suas motos como opcional. O recurso é importantíssimo e pode chamar as autoridades em caso de acidente mesmo com o piloto desacordado. Dependendo da gravidade da ocorrência, também é possível pedir ajuda por meio de um botão de SOS.

O sistema é derivado do “eCall”, já presente nos automóveis da marca e ambos vão compartilhar o BMW Call Center mundial, que atende todos os proprietários de veículos da fabricante em sua língua nativa. Nas motos, o Intelligent Emergency Call conta com microfone e alto-falante integrados para a comunicação com os operadores.

O Intelligent Emergency Call atua monitorando uma série de dados da moto e é capaz de acionar as autoridades competentes em cenários distintos utilizando a rede de telefonia celular. No primeiro cenário, no caso de uma queda grave por exemplo, uma chamada de emergência é realizada de forma instantânea da moto para o BMW Call Center. Já no caso de uma colisão ou um acidente não muito grave, o BMW Call Center envia uma mensagem para o piloto, o qual pode cancelar o pedido de ajuda para as autoridades. 

A BMW Motorrad adianta que o sistema também é capaz de discernir entre situações em que a assistência não é necessária, como quando a moto encontra-se parada e cai por acidente ou durante o deslocamento em trilhas fora do asfalto e sujeitas a impactos mais fortes.

Para mostrar a relevância de serviços como o “eCall”, a BMW realizou em 2011 um amplo teste na Europa com a tecnologia e ficou constatado que as autoridades conseguem responder às emergências e chegar até o acidente em um tempo de 40 a 50% menor do que se fossem acionadas de forma convencional. O recurso também permitiria salvar 2.500 vidas ao ano e poupar 26 bilhões de euros no processo.

 
 
 
 
César Tizo

 

César Tizo |

Veja mais notícias da marca

BMW renova a F 750 e a 850 GS
16/11/2017 15:06:00

BMW renova a F 750 e a 850 GS

BMW revela a inédita G 310 GS
13/11/2017 11:30:00

BMW revela a inédita G 310 GS

Teste: BMW R 1200 GS
01/11/2017 19:26:00

Teste: BMW R 1200 GS