Moto com uma rica história, somando quatro vitórias consecutivas no Paris Dakar de 1986 a 1989, a Africa Twin voltou ao mercado após um longo hiato de 14 anos desde que saiu de linha. A novidade chega para posicionar a Honda em uma fatia de mercado que cresce a passos largos, amparado nos fãs de motocicletas para o uso em viagens de longas distâncias ou passeios aos fins de semana. 

Pensada sob a proposta “Go Anywhere”, a big trail conta com motor de 999,1 cm³, com dois pistões paralelos entregando 90,2 cv a 7.500 rpm e 9,3 kgfm de torque a 6.000 rpm. Uma das peculiaridades do propulsor reside no sistema de duas velas por cilindros com ignição de comando duplo, itens que visam otimizar a queima de gasolina para melhor performance e mais economia de combustível.

Para garantir que não fará feio em qualquer tipo de terreno, além de um motorzão a Africa Twin também conta com suspensão garfo invertido na dianteira com curso de 230 mm e conjunto traseiro do tipo pro-link preparado pela Showa, com 220 mm de curso e opções de pré-carga na mola. A Africa Twin também conta com sistema anti-travamento de freios (ABS) e, ainda no campo da eletrônica embarcada, a Honda oferece o controle de tração com o sistema HSTC (Honda Selectable Torque Control), que permite ajustar a intensidade de atuação do recurso. O HSTC permite oscilar entre as posições 1, 2, 3 e Off sendo que a intensidade diminui na medida em que os números aumentam.

 
 
 
 

Para auxiliar na pilotagem a Africa Twin conta com um painel digital LCD bem completo, incluindo hodômetro, indicador de marcha, temperatura ambiente dentre outros. Na dianteira, o conjunto óptico traz sistema de iluminação por LED, também adotado nas luzes de direção e freio. O assento pode ser ajustado em dois níveis, com 870 mm acima do solo ou a 850 mm. O tanque de combustível tem capacidade para 18,8 litros.

Fabricada no Brasil, a CRF1000L Africa Twin começará a ser vendida no Brasil em dezembro, partindo de R$ 64.900 nas cores vermelha ou tricolor. A novidade também contará com a versão Travel Adventure, que acrescenta bauletos para o uso em viagens, aumentando o preço para R$ 74.900. Ela também contará com três anos de garantia e a cobertura, pelo mesmo período, do Honda Assistance 24h, que é válido para todo o território brasileiro além de Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. O serviço auxilia piloto e garupa em caso de emergência em especial nos casos em que impossibilitem o deslocamento.

César Tizo

 

César Tizo |