A Honda já havia soltado um teaser da nova CBR 1000RR, mas não foi preciso esperar o lançamento no dia 4 de outubro para conhecer a nova geração da superesportiva. O site Motorcycle, da Inglaterra, flagrou a nova Fireblade rodando em circuito na Europa.

A estreia da nova CBR 1000RR está marcada para o Intermot, salão de motos de Colônia, na Alemanha. É uma resposta da Honda às rivais que lançaram produtos mais modernos nesse segmento enquanto os japoneses mantiveram uma moto já sem a mesma eletrônica embarcada das outras superbikes.

É nisso que a nova Fireblade deve se destacar, entre elas um sistema ABS mais avançado desenvolvido pela Bosch.

Ariscas e cheias de tecnologia

As novas superesportivas de 1000 cc começaram a surgir há alguns anos quando a BMW lançou a S1000RR, derivada do campeonato mundial de superbike e que trazia controle de tração, entre outros avanços. Depois vieram a Kawasaki com a ZX-10R e no final do ano passado a Suzuki mostrou a nova GSX-R1000 com 10 níveis de controle de tração.

Agora, a Honda deve entrar na briga dessas motos, conhecidas pelo comportamento arisco, mas que na CBR 1000RR deve se transformar num modelo mais fácil de pilotar (embora de alto desempenho, certamente).

Assim com a atual versão, também a nova CBR 1000RR deverá ser importada para o Brasil.

André Jordão

 

André Jordão |