Líder da categoria Supersport, o turco Kenan Sofuoglu entrou para a história nesta quinta-feira, 30. Com uma Kawasaki Ninja H2R especialmente preparada, ele atingiu a marca de 400 km/h sobre a ponte Ozman Gazi na baía de Izmit, próxima de Istambul, na Turquia.

Foram necessários apenas 26 segundos para atingir a façanha e o grande desafio do piloto turco era conseguir isso com menos de meio minuto afinal precisaria frear com segurança depois.

 
 
Kenan Sofuoglu com a bandeira turca: recorde de 400 km/h Kenan Sofuoglu com a bandeira turca: recorde de 400 km/h
O piloto e sua moto Ninja H2R O piloto e sua moto Ninja H2R
Sofuoglu tinha apenas 30 segundos para chegar aos 400 km/h. Fez isso em 26 segundos Sofuoglu tinha apenas 30 segundos para chegar aos 400 km/h. Fez isso em 26 segundos
A Kawasaki Ninha H2R recebeu pneus especiais e combustível mais potente A Kawasaki Ninha H2R recebeu pneus especiais e combustível mais potente
 
 

A Ninja de Sofuoglu, com 321 cv e 1000 cc, precisou de pneus especiais com compostos que ofereciam aderência máxima em apenas alguns segundos. Além disso, a companhia petrolífera Elf preparou um combustível ainda mais potente que fez a H2R mais desempenho.

Não foi só: até mesmo o macacão do piloto foi desenhado especialmente para a ocasião a fim de oferecer menor resistência ao ar e ajudar a bater a marca. Assista ao vídeo.

Ricardo Meier

 

Ricardo Meier |