A linha Sportster 883 pode ser considerada a porta de entrada para a marca Harley-Davidson, por isso nos do Motoo decidimos avaliar a Iron 883 na nova linha 2018 para descobrir se essa entrada é pela porta principal... Confira nossas conclusões!

Motor

O motor é o tradicional V-Twin Evolution de 883 cm³, com potência de 52 cv a 5.750 rpm, apresentou boa performance na aceleração e nas retomadas de velocidade. No caso da Iron, o motor entrega uma boa dose de potência mesmo em giros mais baixos, o que facilita a condução no trânsito urbano, oferecendo uma pilotagem agradável e segura. O consumo ficou entre 22 a 24,5 km/l, o que podemos considerar bom para a categoria. O taque com capacidade de 12,5 litros oferece uma autonomia que gira em torno de 300 km dependo do estilo de pilotagem.

Freios

A Iron 883 sai de fábrica com sistema ABS de última geração, bem compatível com a performance que a Iron entrega. O sistema de freio é potentes e melhor que o utilizado anteriormente pela moto. É possível notar com clareza um aumento em termos de segurança nas frenagens de emergência. A Iron 883 conta com disco de freio único na dianteira e outro na traseira com 300 mm de diâmetro.

Suspensão

Outro ponto de mudança e aprimoramento foi a suspensão. Os garfos dianteiros e os amortecedores traseiros com ajuste de pré-carrega foram modificados e fazer a regulagem é bem rápido, utilizando uma ferramenta que fica abaixo do banco. A moto está mais equilibrada e confortável, mesmo em pisos irregulares.

Pilotagem

A posição para o piloto melhorou, ficou um pouco mais para a frente da moto e mais sobre o motor, ganhou em equilíbrio e melhorou nas mudanças de direção em baixa velocidade. Inclinar nas curvas ficou mais seguro, só é necessário cuidado com o escapamento para não raspar a peça no chão. Nas curvas, a Iron 883 exige maior concentração e destreza do piloto, já que as mudanças de direção, apesar de melhores, ainda são lentas e pesadas. Nas retas, por sua vez, a Iron 883 garante boa estabilidade de uma maneira geral. As pedaleiras também foram reposicionadas. No início, a posição das pernas é estranha, mas nada que depois de um certo tempo você se acostume. Este pequeno reposicionamento ajudou na hora de colocar os pés no chão.
O modelo não foi desenvolvido para garupa, apesar de ser possível até mesmo colocar um banco como acessório. Como nos modelos anteriores, o conforto fica comprometido e o garupa não vai suportar um deslocamento muito longo por ali. Uma peculiaridade em nossoa valiação da Iron é que os espelhos retrovisores devem ser posicionados bem abertos para evitar a visão dos braços.

Estilo

O visual sem dúvida agradou e foi um dos pontos mais comentados por onde passamos. Com um estilo inspirado nas “ bobbers de garagem” como diz a Harley-Davidson, a Iron 883 conta com o grafismo do tanque e as peças em preto fosco, com uma nítida cara da customização. No modelo que testamos, as partes com acabamento fosco apresentavam cor cobre envelhecido, dando ainda mais o ar de uma moto customizada. O preço sugerido é R$ 42.400,00 reais e as cores oferecidas são Black Denim, Industrial Gray, Wicked Read, Bonneville Salt Denim e Hard Candy Chameleon Flake.

Conclusão

Para quem está querendo entrar para o mundo Harley-Davidson, podemos afirmar que a Iron 2018 é mesmo a entrada pela porta da frente.

 
 
Harley-Davidson Iron 883 2018
 
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José Luiz Lazzari |