Boa notícia vinda do mundo das motos premium. A Triumph anunciou nesta quinta-feira (14) a chegada de dois modelos renovados ao Brasil.

A bigtrail Tiger Explorer será oferecida nas versões XR (R$ 58.500) e XCx (R$ 70.500). Ambas contam com o motor tricilíndrico de 1.215 cm³ com 139 cv de potência a 9.300 rpm e 12,5 kgfm de torque a 6.200 rpm. O câmbio de 6 velocidades conta com relação de marchas mais longa para melhorar o conforto em deslocamentos rodoviários e, de quebra, também ajudou a reduzir o consumo em 5%. A embreagem é hidráulica e a transmissão final é realizada por eixo, o que reduz os custos de manutenção.

O escapamento da Tiger Explorer é novo e as duas versões da big trail contam com garfos WP de 48 mm. O diferencial da versão XCx é a função semi-ativa da suspensão, que controla automaticamente as configurações do conjunto de acordo com o estilo de pilotagem, tipo de piso, velocidade, peso do piloto, dentre outros parâmetros.

O TSAS (Triumph Semi Active Suspension), como é chamado o sistema, também conta com as funções “road” (estrada) e “off-road”, além de permitir ajustar as respostas de acordo com cinco programas pré-determinados, que vão do mais confortável ao mais esportivo. As duas versões da Tiger Explorer trazem freios ABS de série.

Speed Triple R

Uma tradicional street fighter como preferem o pessoal de marketing das montadoras, a nova geração da Speed Triple R também chega ao país com preço sugerido de R$ 59.500.

Segundo a Triumph, o motor de 3 cilindros e 1.050 cm³ de deslocamento conta com 104 inovações, o que ajudou a reduzir o consumo em notáveis 10%. O propulsor entrega 140 cv a 9.500 rpm e 11,4 kgfm de torque a 7.850 rpm. O câmbio, assim como na Tiger Explorer, conta com 6 marchas.

No visual, a naked agora conta com luz diurna para o farol e o conjunto motor/radiador ficou mais estreito, o que permitiu reduzir em 2 cm o entre-eixos da moto. Oferecida nas cores Matt Graphite e Cristal White, a novidade também conta com para-lama dianteiro e painéis do tanque de combustível de fribra de carbono.

Na parte mecânica, destaque para a suspensão dianteira com garfo invertido fornecida pela Öhlins, a nova central eletrônica do motor e o acelerador sem cabos do tipo Ride-by-Wire com mapas de aceleração programáveis entre os modos Road (estrada), Rain (chuva), Sport, Track (pista) e Rider Configurable, que deixa o piloto ajustar a motocicleta a seu gosto.

Tanto a Speed Triple R quanto a Tiger Explorer já estão à venda na rede de concessionárias da Triumph por aqui. Confira abaixo as fotos das novidades:

 
 
 
 
César Tizo

 

César Tizo |