Uma rara Honda trilheira dos anos 90 ao preço de Sahara 300

Exemplar da XL 125 Duty está "guardado por mais de 30 anos". Modelo é oferecido por R$ 35 mil
Honda XL 125 Duty 1991

Honda XL 125 Duty 1991 | Imagem: Reprodução

No começo dos anos 1980, em meio ao sucesso das trails como a XLX 250 R (conhecida como Xisélona), XL 125 S (Xiselinha) e a XLX 350 R, a Honda enxergou que poderia investir em mais uma moto “on/off-road”: a XL 125 Duty.

Voltada para o trabalho pesado - principalmente o rural, ela foi lançada em 1987 e tinha como base a XL 125 S. Esteticamente, ganhava bagageiros mais amplos na parte dianteira e traseira, novos para-barros, assento único e mais largo e protetor de manetes. Protetores extras contra impactos no cárter e no motor também foram adicionados.

VEJA TAMBÉM:

O propulsor monocilíndrico OHC de 125 cm³ rendia a potência de 14 cv a 9.500 rpm e torque de 1,1 kgfm a 8.000 rpm, graças ao câmbio manual de cinco marchas - emprestado das ML e Turuna. Segundo a Honda, a transmissão final - composta de um pinhão de 14 dentes e uma coroa de 56 dentes - privilegiava o torque em baixas velocidades, ideal para transpor com desenvoltura declives mais íngremes, por exemplo. 

Honda XL 125 Duty 1991
Honda XL 125 Duty 1991
Imagem: Reprodução

Outra mudança ocorreu no conjunto de suspensões - na dianteira com 200 mm de curso e na traseira, sistema bichoque, com 165 mm de curso. Para compor o pacote off road, foram inseridas rodas raiadas - de aro 21” na frente e 18” na parte de trás, calçadas com pneus mistos.

Este modelo foi produzido entre 1987 e 1994, somente na cor branca e, de acordo com a fabricante, foram vendidos 18.487 exemplares. Durante a trajetória, não passou nenhum tipo de mudança mecânica, apenas estética; a exemplo de grafismos, cor do banco (inicialmente azul, depois preto) e farol (era circular e passou a ser retangular).

Honda XL 125 Duty 1991
Honda XL 125 Duty 1991
Imagem: Reprodução

Por ser uma moto totalmente destinada ao trabalho, encontrar unidades em bom estado já é difícil, o que dirá uma sem ter passado por nenhum tipo de restauração?

Exemplar raro da Duty

Nós encontramos um “representante fiel” que ficou "guardado" por 33 anos. Ele foi fabricado em 1991 e, segundo o anunciante, marca apenas 2 mil km no odômetro. De acordo com o vendedor, a pintura nunca foi refeita e detalhes como as manoplas, etiquetas de fábrica e retrovisores mostram a originalidade.

Honda XL 125 Duty 1991
Honda XL 125 Duty 1991
Imagem: Reprodução

“Era uma motocicleta muito usada em fazendas e até o próprio correio usava, devido ao suporte de bagagens mais amplo, tanto na frente, quanto atrás; e a nossa está toda original, incluindo a quilometragem”, explica Reginaldo Ricardo, o Reginaldo de Campinas. 

A XL 125 Duty está sendo oferecida por R$ 35 mil. O valor é próximo ao de uma Honda Sahara 300 0km na Tabela Fipe. Qual acham que vale mais a pena? Comente em nossas redes sociais!

Honda XL 125 Duty 1991
Honda XL 125 Duty 1991
Imagem: Reprodução

Siga o MOTOO nas redes: WhatsApp | Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | TikTok | Twitter

MAIS DO MUNDO MOTO

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos