Estudo mostra que maioria de donos de motos não têm CNH de categoria A
Relatório da Senatran mostra que mais de 17 milhões de proprietários não são habilitados
Dos 34,2 milhões de proprietários de motocicletas, motonetas e ciclomotores registrados no Brasil, 17,5 milhões não possuem habilitação na categoria A, ou seja 53,8% do total. Os números foram revelados por um estudo feito pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) com dados do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).
VEJA TAMBÉM:
A secretaria atribui o fato à falta de acesso de boa parte da população à CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e ao crescimento de negócios com veículos compartilhados, como o aluguel de motocicletas ou motonetas, por exemplo. Ou seja, nem sempre as motos estão registradas em quem vai necessariamente pilotá-la.
A pesquisa também revela detalhes sobre o crescimento da frota de veículos de duas rodas no Brasil. Hoje, os 34,2 milhões de veículos dessas categorias registrados no país em 2024 representam 28% do total da frota nacional. A expectativa é de que em seis anos esse percentual alcance 30%.
Cinco estados brasileiros se destacam na preferência por veículos de duas rodas. O primeiro lugar é do Maranhão com 59,7% do total da frota de veículos do tipo, sendo seguido pelo Piaui, com 54,5%, Pará, com 54,5%, Acre, com 53,1% e Rondônia, com 51,2%. A alta proporção aponta para uma predominância em estados do Norte e Nordeste.
Em números totais, São Paulo lidera o ranking com 7 milhões de veículos registrados, sendo seguido por Minas Gerais, com 3,5 milhões, Bahia, com 2 milhões, Ceará, com 1,9 milhões, e Paraná, com 1,8 milhões.
Cerca de 80% das motocicletas, motonetas e ciclomotores registradas pertencem a homens, a maioria está na faixa etária de 40 a 49 anos, seguida por aqueles de 50 a 59 anos, segundo o relatório.
Siga o MOTOO nas redes: WhatsApp | Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | TikTok | Twitter