Honda, Yamaha, KTM e Piaggio se unem por padrão de baterias para motos elétricas

Grandes montadoras assinam carta de intenções para estabelecer consórcio voltado à baterias intercambiáveis
Sistema de baterias removíveis da Hinda Benly-E

Sistema de baterias removíveis da Hinda Benly-E | Imagem: Divulgação

Quatro grandes montadoras anunciaram a assinatura de uma carta de intenções para a criação de um consórcio que desenvolverá um sistema padronizado de baterias intercambiáveis para motos elétricas. São elas: Honda, KTM, Piaggio e Yamaha. O objetivo do consórcio será definir as especificações técnicas do sistema de baterias padronizadas também para outros veículos leves, como ciclomotores, triciclos e quadriciclos. 

O trabalho será feito em cooperação com governos ao redor do mundo, ficando sob responsabilidade das integrantes do consórcio a criação de normas técnicas internacionais para esse tipo de bateria. As marcas que integram o consórcio acreditam que um sistema unificado de baterias intercambiáveis pode favorecer o uso de veículos elétricos, além de ajudar em questões relacionadas ao ciclo de vida das baterias, oferecendo mais sustentabilidade para a indústria dos transportes. 

Além disso, os fabricantes também pretendem reduzir algumas das preocupações dos consumidores quanto à mobilidade elétrica, como oferta, tempo de recarga e custos dos veículos elétricos, além da infraestrutura necessária para seu funcionamento. Com um sistema padronizado, os usuários teriam redução significativa no tempo de recarga, além da possibilidade de trocar sua bateria sem carga por uma completamente carregada em uma estação de serviço posicionada em determinados locais dos grandes centros urbanos.

O consórcio iniciará suas atividades em maio de 2021. De acordo com Noriaki Abe, diretor global da divisão de motocicletas da Honda, “para a ampla adoção de motocicletas elétricas, problemas como distância de viagem e tempos de carregamento precisam ser considerados, e as baterias substituíveis são uma solução promissora”. 

Honda Benly-E scooter elétrico Japão
Honda Benly-E é uma opção de scooter elétrico da marca no Japão
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!