Uma lenda 1100 Honda dos anos 80 por R$ 80 mil
Rara GL 1100 Gold Wing usada com muito zelo, segundo anunciante, tem o "brilho de 0 km"
Considerada a mais emblemática das motocicletas grã-turismo desenvolvida e fabricada pela Honda, a Gold Wing surgiu no final de 1974 e, desde então, segue em produção, mantendo sua tradição e classicismo. A ideia original era que a tourer da Honda fosse projetada para ser uma motocicleta esportiva, repetindo a fórmula de sucesso da CB 750 Four, referência em esportividade e tecnologia.
Inicialmente, a Honda Gold Wing seria equipada com um enorme motor de seis cilindros contrapostos, o primeiro com refrigeração líquida - algo revolucionário para a época - de 1.471 cm³, mas que se mostrou inviável para um chassi curto. A solução foi reduzir o número de cilindros para proporcionar uma ciclística mais adequada. Assim, o protótipo inicial M1 se transformou no “projeto 371”.
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O resultado foi uma moto luxuosa e muito confortável. Dotada de um motor de quatro cilindros “boxer” (duas bancadas de dois cilindros opostos entre si), SOHC (com comando de válvulas simples no cabeçote), refrigerado a líquido e com 999 cm³, que gerava 80 cv de potência, a Gold Wing oferecia um desempenho condizente com suas características originais.
Para mover seus 265 kg da inércia até os 160 km/h, eram necessários cerca de 13 segundos. A velocidade máxima ultrapassava 190 km/h. Os engenheiros conseguiram um bom equilíbrio, criando uma moto veloz sem comprometer o conforto do piloto e do passageiro.
Resposta às rivais Suzuki GS1000 e Kawasaki Z1300
O exemplar marrom metálico clássico das imagens é uma GL 1100 Gold Wing de 1983, que se encontra com 100% da pintura original de fábrica, placa preta de coleção, e pouco mais de 57.500 milhas originais (pouco mais de 92.530 km), segundo Gabriel Nascimento, da loja Espaço Warrior, de Campinas.
Produzida entre 1980 e 1983, este modelo faz parte de uma das mais importantes evoluções da classe das tourers da Honda, com o objetivo de manter sua liderança. Entre as rivais no Japão, estavam a Suzuki GS1000, com motor de quatro cilindros em linha, e especialmente a Kawasaki Z1300, que possuía um enorme motor DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote) de 1.300 cm³ e seis cilindros em linha, com refrigeração a água.
Na GL 1100 Gold Wing, a Honda optou por um motor de maior cilindrada - agora 1.085 cm³ em vez dos 999 cm³, graças ao aumento no diâmetro dos pistões. O torque passou a ser de 8,97 kgfm, um aumento de 0,5 kgfm, favorecendo as retomadas de velocidade.
A potência subiu apenas 1 cv, mas o modelo ganhou ignição eletrônica mais eficiente e, na suspensão, passou a contar com sistema de ar ajustável. Além disso, o assento também ganhou ajuste. Em relação à GL1000, o entre-eixos foi alongado, proporcionando mais conforto ao piloto e passageiro. De resto, tudo permanecia idêntico ao modelo anterior.
O preço da Honda GL 1100 Gold Wing 1981 é de R$ 79 mil, valor superior ao da esportiva CB 1000R 0 km, que está sendo vendida por R$ 78.870.
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