Uma rara Yamaha 'pneuzuda' que foi sucesso nos anos 80
Big Wheel BW350 de 1987 é uma das poucas "sobreviventes" do modelo. Exemplar vai a leilão
Nascida como uma opção segura para iniciantes —e até crianças— no mundo off-road, a série Big Wheel da Yamaha virou uma febre nos anos 1980 no Japão e nos Estados Unidos. Foi vendida nas versões de 80 cm³, 200 cm³ e 350 cm³ e era bastante popular na época, mas poucas resistiram ao tempo e às modificações feitas pelos proprietários.
Big Wheel, que significa roda grande em português, não precisa de apresentações. Se olhar nas fotos vai ver os dois pneus do tipo balão com cravos, inclusive nas largas paredes. O artifício faz com que a moto não fique atolada em lamaçais. A linha foi fabricada entre 1985 e 1989.
A BW350 tem amortecedores telescópicos na frente com uma traseira Monocross, com um braço oscilante de dois lados e um monoshock. A moto tem um assento longo e plano estilo motocross, guidão reforçado, um tanque de combustível de 9 litros e uma estrutura tubular de aço.
E justamente uma sobrevivente desta versão é que vai a leilão nos Estados Unidos. Segundo o site Bring a Trailer, que cuida do pregão da BW350 1987 vermelha e branca, a moto pertenceu à mesma família até 2023, quando foi comprada pelo revendedor que a levou para ser leiloada. Ela está no estado da Flórida e só pode ser usada off-road, pois não tem emplacamento.
Segundo a descrição da moto, o estado de conservação é muito bom, mas os grafismos estão descascados. O comprador escolhe se restaura ou se mantém as marcas do tempo.
Apesar do nome, as rodas não são exatamente grandes. A dianteira tem somente 12 polegadas e a traseira é ainda menor, com 9”. Elas são calçadas por pneus off-road Dunlop KT646M.
Não há painel de instrumento. O piloto só tem à frente o botão de ignição e uma luz piloto de neutro. Logo, a quilometragem desta clássica de 1987 é um mistério.
O motor monocilíndrico SOHC de quatro tempos de 348 cm³ é equipado com um carburador TK Racing de 28 mm e possui partida elétrica e pedal. Segundo a Yamaha, este propulsor rende 32,4 cv de potência e 3,38 kgfm de torque. A transmissão tem cinco marchas.
Siga o MOTOO nas redes: WhatsApp | Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | TikTok | Twitter