Não é todo dia que a gente se depara com uma notícia de um motor novo dentro da gama Harley-Davidson, porém isto acaba de ocorrer. A tradicional fabricante norte-americana revelou nesta semana a nova geração de seu propulsor Big Twin, que será chamado Milwaukee-Eight.

O Milwaukee-Eight 107, uma referência ao deslocamento de 107 polegadas cúbicas ou 1.750 cm³, promete, segundo a Harley, entregar uma resposta mais rápida às solicitações do acelerador, mais torque para ultrapassagens, um som mais puro e colaborar para uma rodagem mais suave.

Além da tradicional versão refrigerada a ar, o novo propulsor também contempla configurações refrigeradas a água e uma poderosa variante com deslocamento de 1.870 cm³.

Todas as variantes do Milwaukee-Eight contam com duas velas por cilindro, cabeçote com 4 válvulas por cilindro e taxa de compressão mais elevada. Segundo a Harley, tudo isso colaborou para deixar as motos que ele equipar mais rápidas graças a um aumento de 10% no torque e uma calibração com curva de potência mais plana.

Seguindo a lista de benefícios do novo motor, a Harley destaca que ele conta com um arrefecimento mais eficiente, é acomodado de uma forma melhor no chassi da motocicleta, vibra menos que o antecessor, carrega a bateria com mais rapidez e também aparenta ser mais estreito. 

César Tizo

 

César Tizo |