Um dos homens por trás da Bimota e famoso por transformar as motos MV Agusta em verdadeiras máquinas de competição, o que ajudou a projetar seu nome das principais categorias envolvendo motocicletas, o designer italiano Massimo Tamburini não parou de trabalhar até sua morte em 2014. Agora a família decidiu revelar seu último projeto, a T12 Massimo.

A moto usa como base o motor da BMW S 1000 RR e conta com uma série de elementos de alta tecnologia para fazer jus ao nome de Tamburini. Preparado de fábrica com o “kit 3” e seguindo as especificações do Campeonato Mundial de Superbike, a T12 Massimo conta com 230 cv.

Mesmo assim, é bom relembrar que para Tamburini muito mais importante do que uma potência elevada é a estrutura da moto, que deve ser leve e contar com uma distribuição de peso bem calculada. Logo, uma caracterísitica de suas motos é a silhueta bem estreita.

Construída a mão pelo próprio Tamburini, que inclusive soldou a estrutura de aço, a T12 traz uma peculiaridade bem interessante: a possibilidade de ajustar o quadro em alguns graus, de forma a conseguir o melhor desempenho possível em pista.

O designer também não poupou nos materiais, sendo que as rodas, guidão, swing arm, cubo da roda traseira e a parte superior do garfo contam com liga de magnésio. Já o escapamento especial Arrow conta com titânio na fabricação, enquanto as demais partes utilizam alumínio.

O sistema de freios e a suspensão Tamburini optou por usar o que há de melhor nas prateleiras de Brembo e Öhlins. Apesar de não sabermos quem é o fornecedor da transmissão, dificilmente a T12 contará com algum componente que não seja especial. O painel digital é fornecido pela Motec e traz apenas as informações essenciais para uma moto de pista.

E o preço de tudo isso? Bom, a família Tamburini vai pedir nada menos do que 300.000 euros, cerca de R$ 1,2 mihão, pelo exemplar único da T12 Massimo. Com certeza será uma máquina e tanto para usar nas pistas, ou uma excelente peça de recordação deste brilhante designer. Com certeza ela vai valer cada vez mais. Confira o vídeo abaixo mostrando mais detalhes:

César Tizo

 

César Tizo |

Veja mais notícias da marca

BMW renova a F 750 e a 850 GS
16/11/2017 15:06:00

BMW renova a F 750 e a 850 GS

BMW revela a inédita G 310 GS
13/11/2017 11:30:00

BMW revela a inédita G 310 GS

Teste: BMW R 1200 GS
01/11/2017 19:26:00

Teste: BMW R 1200 GS