BMW R 1300 RT 2026 oficialmente lançada; FOTOS
Estradeira ganha motor de boxer de 145 cavalos, além de elementos de alta tecnologia
A BMW R 1300 RT 2026 foi oficialmente apresentada nesta quarta-feira, 30 de abril, na Europa. O lançamento é a sucessora da R 1250 RT atualizando sua tradicional touring com um pacote técnico mais avançado, motor mais potente e novidades voltadas ao conforto e à dirigibilidade. O modelo amplia a linha boxer da marca alemã, composta por motos como R 1300 GS e R 1300 R.
O preço da R 1300 RT 2026 é de a partir de 24.300 euros. Equipada com o mais potente motor boxer já produzido em série pela BMW, a nova R 1300 RT entrega 145 cv a 7.750 rpm e torque máximo de 149 Nm a 6.500 rpm. Com 1.300 cm³, o novo propulsor recebeu mudanças no diâmetro e curso dos pistões, que já vimos na R 1300 GS e R 1300 GS Adventure, por exemplo.

A nova configuração mantém o limite de rotação em 9.000 rpm e foi projetada para proporcionar acelerações mais vigorosas com maior suavidade de funcionamento, disse a fabricante.

Alta tecnologia embarcada
O modelo traz de série três modos de condução – Rain, Road e Eco – e pode ser equipado opcionalmente com os modos Dynamic e Dynamic Pro, além do controle de torque do freio motor (MSR).

A estrutura da moto foi completamente revista. O chassi principal em aço estampado e o novo subquadro traseiro em alumínio substituem a antiga construção tubular, reduzindo o peso e concentrando massas próximas ao centro de gravidade.

A suspensão eletrônica Dynamic ESA segue como item padrão, mas agora há uma opção mais avançada chamada Dynamic Chassis Adaption (DCA), que permite alterar a geometria do chassi em dois perfis distintos, adaptando-se tanto a uma pilotagem mais confortável quanto a uma mais esportiva.

O sistema de frenagem também evoluiu, com freios dianteiros de duplo disco e pinças radiais de quatro pistões, complementados por freio traseiro de disco simples e o ABS Pro de série. Para quem busca ainda mais desempenho, há um kit de freios esportivos com pinças em titânio disponível como opcional.

Ergonomia revisada
Outro destaque da nova geração é a melhoria na ergonomia. A posição de pilotagem foi reposicionada para frente. A altura do banco parte de 780 mm e pode ser ajustada, com opções adicionais de assentos ex-fábrica.

O sistema de bagagens ganhou reforço com malas laterais de 27 litros cada, agora com opção de cases Vario com volume ajustável até 33 litros. Todas contam com iluminação interna, abertura elétrica e porta USB-C. O topcase de até 54 litros também pode ser eletrificado e traz encosto aquecido para o passageiro.

Carenagens que se movimentam
Visualmente, a R 1300 RT apresenta linhas mais leves e aerodinâmicas, com carenagens laterais ajustáveis que melhoram a ventilação em dias quentes e ampliam a proteção contra vento e chuva em trechos de rodovia.

O conjunto óptico em LED agora conta com farol adaptativo opcional, que ajusta a iluminação conforme inclinação, velocidade e carga. O sistema pode incluir também modos de luz adaptativos, que alteram o padrão do facho dependendo da situação de pilotagem.

Painel e equipamentos
Na parte eletrônica, a moto incorpora uma nova central multimídia com tela TFT de 10,25 polegadas, navegação integrada, conectividade com smartphone via compartimento ventilado com carregamento por USB-C e hub para conexão de acessórios como roupas aquecidas ou smart glasses. A central pode ser complementada pelo sistema de áudio Audio Pro, com alto-falantes aprimorados e ajustes dinâmicos de volume.

A R 1300 RT ainda pode receber o pacote Riding Assistant, que inclui controle de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de colisão frontal, aviso de mudança de faixa e alerta de colisão traseira. Há também a opção pelo sistema de troca de marchas automatizado (ASA), com embreagem automática e funcionamento manual ou totalmente automático.

Cores e disponibilidade
Disponível em quatro versões — Alpine White, Triple Black, Impulse (azul metálico) e a exclusiva Option 719 Camargue (azul Blue Ridge Mountain) —, a nova R 1300 RT ainda não tem previsão de chegada ao Brasil.
