Feita para 'órfãos' da Harley! Como é andar na Super Meteor 650

Lançamento da Royal Enfield traz custom acessível para o Brasil. Modelo é fácil de pilotar e com interessante acabamento; VEJA NOSSAS PRIMEIRAS IMPRESSÕES
Primeiras impressões com a Royal Enfield Super Meteor 650 2024

Primeiras impressões com a Royal Enfield Super Meteor 650 2024 | Imagem: Guilherme Veloso/Royal Enfield

A Royal Enfield Super Meteor 650 2024 foi lançada no Brasil como um dos modelos mais aguardados do ano. Com uma opção acessível dentro do estilo custom, a moto tem preço partindo de R$ 33.990 -- valor para a pré-venda, com frete incluso.

Como é andar na Super Meteor 650? Para responder esta questão, eu fui até Brasília para ter o primeiro contato com a motocicleta. Saiba como foram as primeiras impressões com este lançamento 2024 da Royal Enfield.

Veja vídeo exclusivo do MOTOO:

Topo de linha da Royal Enfield 

Dentro dos planos de expansão da Royal Enfield, a Super Meteor 650 é o modelo topo de linha da fabricante indiana. Apesar de termos aqui o famoso motor bicilíndrico, com refrigeração a ar, visto nas Twins Interceptor 650 e Continental GT 650, a Super recebeu novo chassi para se adequar ao estilo mais estradeiro.

Vale lembrar que este propulsor também chega na Shotgun 650, uma cruiser mais esportiva que também vai desembarcar no Brasil. No caso da SM 650, um novo conjunto maior e mais requintado foi pensado. Em termos de acabamento, a moto tem uma esmero extra nos materiais.

Royal Enfield Super Meteor 650 2023
Royal Enfield Super Meteor 650 2024
Imagem: Royal Enfield

Algumas das principais diferenças em comparação com as outras Twins são as novas rodas, suspensão dianteira do tipo invertida, tanque em forma de lágrima e a posição de pilotagem ao estilo custom.

Uma estradeira fácil de pilotar

O bicilíndrico RE é conhecido por ter uma entrega suave mas bastante contundente. Mesmo mais pesada que as irmãs, a Super Meteor 650 chega a 241 kg, a moto ainda é consideravelmente ágil.

Apesar de ser a maior das Royal Enfield, esta custom não chega a ser um trambolho. Além disso, o baixo centro de gravidade, algo costumeiro do segmento, deixa a moto extremamente fácil de pilotar. 

Royal Enfield Super Meteor 650 2023
Royal Enfield Super Meteor 650 2024
Imagem: Royal Enfield

Como uma autêntica cruiser, a Super Meteor 650 conta com pedaleiras posicionadas de maneira mais avançada, o que traz aquela famosa posição mais sentada das custom. Em uma Interceptor, por exemplo, o motociclista vai mais montado na moto.

Conforto e assento

Em termos de ergonomia, a moto oferece um amplo assento, que é largo atrás, e se afunila na frente, o que dá bom encaixe para as pernas. A altura do banco, por sua vez, é de 740 mm. Vale lembrar que é interessante fazer um test ride no modelo exatamente para ver se encaixa ao seu tamanho.

Algo que chama atenção no modelo é a sua robusta suspensão dianteira do tipo invertida, vista pela primeira vez em modelos da Royal Enfield no Brasil. O garfo é composto por tubos de 43 mm de diâmetro, além de contar com 120 mm de curso.

Royal Enfield Super Meteor 650 2023
Assento deluxe touring traz conforto extra
Imagem: Royal Enfield

Além de ter um impacto visual, na prática, a suspensão dianteira oferece conforto e também a firmeza necessária para estabilidade. Por sua vez, a suspensão traseira é consideravelmente mais simples. Estamos falando de um duplo amortecedor, de 101 mm de curso, com ajustes de pré-carga. 

Motor e potência

A Super Meteor 650 2024 está equipada com propulsor bicilíndrico de 648 cc que entrega 47 cavalos de potência a 7.250 rpm e 52,3 Nm de torque a 5.650 rpm. O câmbio de 6 marchas foi reescalonado para se adequar ao tipo de uso deste segmento.

Além disso, também houve um remapeamento da central eletrôca para que o motor funcionasse preparado para este novo conjunto que inclui rodas de 19 polegadas, na dianteira, e 16 polegadas, na traseira.

Rafael Miotto andando na Royal Enfield Super Meteor 650 2024
Rafael Miotto andando na Royal Enfield Super Meteor 650 2024
Imagem: Guilherme Veloso/Royal Enfield

A sensação durante a pilotagem é que o motor ficou mais linear na entrega na comparação com as outras Twins. Não é um motor de grande prestações, mas garante bom torque e baixa viabração, mesmo em velocidade cruzeiro de 120 km/h -- o máximo permitido nas estradas brasileiras. 

Para esta custom, a Royal Enfield também desenvolveu um chassi tubular em aço específico para a Super Meteor 650. Os pneus Ceat sem câmara nas medidas 100/90 - 19 M/C 57H (dianteira) e 150/80 B16 M/C 71H (traseira) estão calçados em rodas de 19 e 17 polegadas, respectivamente.

Com altura do assento de 740 mm e um tanque de 15,7 litros, a Super Meteor 650 foi pensada para longas viagens. As dimensões gerais são de 2.260 mm (comprimento), 1.155 mm (altura) e 1.500 mm (entre-eixos).

Royal Enfield Super Meteor 650 2023
Royal Enfield Super Meteor 650 2024
Imagem: Royal Enfield

Por sua vez, o conjunto de freios da Super Meteor 650 está bem dimensionado. Na dianteira, a moto conta com disco de 320 mm, enquanto na traseira há disco de 300 mm. O sistema é completo por freios ABS de série nas duas rodas

Itens de série na Super Meteor

A Super Meteor 650 2024 traz em seu pacote entrada USB, farol e lanterna de LED, sistema de navegação Tripper e painel redondo com instrumentos analógicos e digitais, incluindo tela LCD central.

Durante a avaliação, testamos a entrada USB do tipo A. Realmente é algo muito valioso hoje em dias nas motos, mas a localização dela não se mostrou muito prática. A entrada fica dento da lateral esquerda da moto, justamente onde está o conjunto de ferramentas, com acesso um pouco difícil. 

Royal Enfield Super Meteor 650 2023
Royal Enfield Super Meteor 650 2024
Imagem: Royal Enfield

A noa Royal Enfield está disponível em 7 opções de cores: Astral Black, Astral Blue, Astral Green, Interstellar Green, Interstellar Gray, Celestial Blue e Celestial Red. 

Preço de pré-venda mantido

Os valores anunciados para o período de antecipação da Super Meteor 650 serão mantidos no país, disse a Royal Enfield. Os preços são os seguintes, com frete incluso:

  • Super Meteor 650 Astral (R$ 33.990): em as cores Astral Blue, Astral Black e Astral Green. Nela o tanque é de cor única com grafismo, e o emblema aparece ainda na versão clássica na variante verde, enquanto as outras duas tem o emblema premium.
  • Super Meteor 650 Interstellar (R$ 34.490): como diferencial traz o tanque bicolor e as cores são Interstellar Green e Interstellar Gray. O emblema é o premium.
  • Super Meteor 650 650 Celestial (R$ 34.990): além do tanque bicolor e emblema premium, tem um banco deluxe touring, a bolha na frente e o encosto de coluna para garupa. São 2 cores disponíveis: Celestial Blue e Celestial Red.
    Royal Enfield Super Meteor 650 2023
    Royal Enfield Super Meteor 650 2024
    Imagem: Royal Enfield

Herdeira para Harley acessível

A conclusão é que a Royal Enfield desenvolveu uma moto "quase perfeita" para herdar a legião de "órfãos" da Harley-Davidson no Brasil. Isso porque as motos da marca norte-americana custam atualmente mais de R$ 100 mil. Assim, a Super Meteor 650 é a opção para quem busca um modelo similar as antigas Harley-Davidson 883 ou Honda Shadow 750, entre outras, por um custo que podemos considerar acessível para os padrões atuais do mercado brasileiro. 

Royal Enfield Super Meteor 650 2023
Royal Enfield Super Meteor 650 2024
Imagem: Royal Enfield

FICHA TÉCNICA - Royal Enfield Super Meteor 650 2024

PREÇO  A partir de R$ 33.990 
MOTOR 2 cilindros, 648 cc, SOHC
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica
REFRIGERAÇÃO Ar-óleo
COMBUSTÍVEL Gasolina
POTÊNCIA  47 cavalos a 7.250 rpm
TORQUE  52,3 Nm a 5.650 rpm
CONSUMO Não divulgado
DIÂMETRO x CURSO 78 mm x 67.8 mm
CÂMBIO 6 marchas
COMPRIMENTO 2.260 mm
LARGURA 890 mm
ALTURA 1.155 mm
ENTRE-EIXOS 1.500 mm
DISTÂNCIA DO SOLO 135 mm
ALTURA DO ASSENTO 740 mm
PESO 241 kg
TANQUE 15,7 litros
FREIOS ABS de dois canais
FREIO DIANTEIRO Disco de 320 mm, pinça flutuante de 2 pistões
FREIO TRASEIRO Disco de 300 mm, pinça flutuante de 2 pistões
PNEU DIANTEIRO 100/90 - 19 M/C 57H (Tubeless)
PNEU TRASEIRO 150/80 B16 M/C 71H (Tubeless)
SUSPENSÃO DIANTEIRA Garfo invertido de 43 mm, 120 mm de curso
SUSPENSÃO TRASEIRA Duplo amortecedor, curso 101 mm, ajuste pré-carga
CORES Astral Black, Astral Blue, Astral Green, Interstellar Green e Interstellar Gray, Celestial Blue e Celestial Red 
Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, já percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

Veja mais artigos

Tudo sobre a Royal Enfield Super Meteor 650

Royal Enfield Super Meteor 650

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos