Harley-Davidson na MotoGP: marca terá um campeonato próprio
Categoria terá motos de 200 cv e que poderão chegar até 300 km/h
A partir da temporada 2026, a MotoGP contará com uma nova categoria protagonizada exclusivamente pela tradicional fabricante americana. A presença da Harley-Davidson na MotoGP vai acontecer por meio de uma classe própria, com motos customizadas, equipes dedicadas e estrutura oficial de competição.
O anúncio foi feito em conjunto pela Dorna Sports, detentora dos direitos da MotoGP, e pela própria marca de Milwaukee.
A iniciativa representa um movimento estratégico para expandir a visibilidade global da Harley-Davidson no cenário esportivo, além de marcar uma tentativa ousada de inserir o segmento das baggers de corrida — que já competem nos Estados Unidos — em um contexto internacional.

Com provas programadas para a Europa e Estados Unidos, a categoria promete entregar um formato diferenciado em meio aos tradicionais campeonatos de protótipos de alta performance.
Nova categoria poderá ter oito equipes
De acordo com as informações divulgadas pela própria organizadora, o grid da nova classe da Harley-Davidson na MotoGP contará com entre seis e oito equipes, cada uma com dois pilotos. Todas as equipes participantes terão suporte da divisão de fábrica da marca, a Harley-Davidson Factory Racing, o que assegura padrões técnicos uniformes e equipamentos otimizados.

A previsão inicial é de que o calendário inclua seis etapas com rodadas duplas, totalizando 12 corridas ao longo da temporada. Os eventos acontecerão de forma integrada às principais etapas do calendário da MotoGP, aumentando a visibilidade da nova categoria e (em teoria) agregando valor ao fim de semana de competições.
Além do número de provas, os organizadores destacaram a escolha por circuitos tanto na Europa quanto na América do Norte, o que indica uma tentativa clara de conectar mercados já consolidados com novas oportunidades comerciais.

Motos Road Glide preparadas para a pista
O modelo utilizado nesta nova categoria será uma versão preparada da Harley-Davidson Road Glide, com foco total em desempenho. A moto, conhecida pelo estilo touring, tem uma série de modificações voltadas para a pista.
Alguns dados técnicos divulgados revelam que as motos terão cerca de 280 kg, mais de 200 cavalos de potência e torque em torno de 25 kgf.m. Com essas configurações, a velocidade máxima estimada supera os 300 km/h.
Vale lembrar que a Harley-Davidson já atua nesse formato com sucesso nos Estados Unidos, por meio da série King of the Baggers, que integra o campeonato MotoAmerica.
Em março deste ano, a Harley lançou um modelo especial (e caro!), a CVO Road Glide RR, baseado nas baggers de corrida.

Ela foi disponibilizada para venda, integrando o portfólio de modelos da marca, contando com um motor especialmente potente: o Screamin’ Eagle de 131 polegadas cúbicas (2.146 cm³), capaz de entregar 153 cavalos a 5.750 rpm e 20,75 kgfm de torque a 4.750 rpm.
O preço, para poucos: US$ 110.000, cerca de R$ 618.000 em conversão direta atual.
Pilotos e equipes serão divulgados em breve
Ainda não há confirmação oficial sobre os nomes dos pilotos que integrarão o grid em 2026. Também não foram anunciadas as equipes que participarão da temporada inaugural. A expectativa é que as informações comecem a ser reveladas ao longo de 2025, conforme o projeto avance em direção à implementação prática.
O histórico recente da marca em competições, especialmente com modelos adaptados para corridas no MotoAmerica, pode indicar a presença de pilotos já envolvidos nesse circuito, além de possíveis apostas em nomes experientes da motovelocidade internacional.
O que dizem Harley e Dorna
Tanto a Harley-Davidson quanto a Dorna destacaram o potencial da nova categoria para atrair um público diferente do tradicional da MotoGP. Segundo Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna, a parceria representa uma chance de expansão do evento para novos mercados e perfis de fãs. Ele afirmou que a Harley-Davidson “é uma marca com forte apelo de estilo de vida e pode trazer um elemento único ao campeonato.”
Já Jochen Zeitz, presidente da Harley-Davidson, ressaltou que a iniciativa marca uma evolução natural da marca no universo da performance. Para ele, a nova categoria reforça os valores da empresa e mostra sua disposição em competir em um dos cenários mais exigentes do mundo das corridas.