Produção de motos cresce 12% primeiros 4 meses: a maior em 14 anos

Foram mais de 673 mil unidades fabricadas até abril de 2025. Os dados são da Abraciclo
Honda CB 300F Twister em produção na fábrica de Manaus

Honda CB 300F Twister em produção na fábrica de Manaus | Imagem: Honda

A produção de motos cresce no Brasil e registra o melhor resultado para os primeiros quatro meses do ano desde 2011. 

Entre janeiro e abril, as fabricantes produziram 673.125 unidades no Polo Industrial de Manaus (PIM), número que representa um aumento de 11,9% em relação ao mesmo período do ano passado. O desempenho reflete a tendência de alta do setor e reforça o papel das motocicletas como alternativa de transporte, neste momento, principalmente para o setor de serviços.

Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o mês de abril de 2025 trouxe somente números positivos: foram produzidas 172.224 unidades, volume 5,4% superior ao mesmo mês de 2024 e 8,9% acima de março deste ano. Essa performance é a maior para o mês desde 2011, consolidando o bom momento da indústria em duas rodas.

Bajaj tem fábrica em Manaus, no Brasil
Bajaj tem fábrica em Manaus, no Brasil
Imagem: Bajaj

O presidente da Abraciclo, Marcos Bento, atribui os resultados à combinação de fatores como a ampliação do crédito, o crescimento das entregas por aplicativos e a busca por soluções de mobilidade individual. “A motocicleta se mostra uma alternativa viável e acessível, principalmente em regiões onde o transporte público é limitado ou ineficiente”, afirma. 

Vale destacar que os números da Abraciclo não incluem as fabricantes instaladas fora do Polo de Manaus e também as não associadas, como Shineray, Mottu, Avelloz e Watts, por exemplo.

BMW R 1300 GS Adventure produzida no Brasil
BMW R 1300 GS Adventure produzida no Brasil
Imagem: BMW

Produção por categoria

As motocicletas da categoria Street foram as mais produzidas no primeiro quadrimestre de 2025, representando 51,5% do total de unidades fabricadas. Em segundo lugar ficaram os modelos Trail, com 20,7%, seguidos pelas Motonetas, que responderam por 13,4% do volume.

Quando analisado o critério de cilindrada, os modelos de baixa cilindrada dominaram a produção em abril, com 79,6% do total. As motos de média cilindrada representaram 18,3% do volume, enquanto as de alta cilindrada corresponderam a 2,1%.

Linha de produção da Triumph em Manaus, Brasil
Linha de produção da Triumph em Manaus, Brasil
Imagem: Triumph

Exportações de motos

As exportações de motocicletas registraram crescimento moderado no acumulado do ano. Foram embarcadas 12.168 unidades entre janeiro e abril, número 1,2% maior do que o mesmo período de 2024. 

No entanto, os resultados de abril apontam uma desaceleração pontual: 2.525 unidades exportadas, uma queda de 4,6% em relação a abril do ano passado e de 37,5% em relação a março.

Esse cenário pode ser atribuído a fatores externos, como oscilações cambiais, mudanças na demanda de países parceiros e ajustes na logística internacional. 

 

Por

Junior Rodrigues

Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor do site Tudo de Motos.

Veja mais artigos

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos