Produção de motos cresce 12% primeiros 4 meses: a maior em 14 anos
Foram mais de 673 mil unidades fabricadas até abril de 2025. Os dados são da Abraciclo
A produção de motos cresce no Brasil e registra o melhor resultado para os primeiros quatro meses do ano desde 2011.
Entre janeiro e abril, as fabricantes produziram 673.125 unidades no Polo Industrial de Manaus (PIM), número que representa um aumento de 11,9% em relação ao mesmo período do ano passado. O desempenho reflete a tendência de alta do setor e reforça o papel das motocicletas como alternativa de transporte, neste momento, principalmente para o setor de serviços.
Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o mês de abril de 2025 trouxe somente números positivos: foram produzidas 172.224 unidades, volume 5,4% superior ao mesmo mês de 2024 e 8,9% acima de março deste ano. Essa performance é a maior para o mês desde 2011, consolidando o bom momento da indústria em duas rodas.

O presidente da Abraciclo, Marcos Bento, atribui os resultados à combinação de fatores como a ampliação do crédito, o crescimento das entregas por aplicativos e a busca por soluções de mobilidade individual. “A motocicleta se mostra uma alternativa viável e acessível, principalmente em regiões onde o transporte público é limitado ou ineficiente”, afirma.
Vale destacar que os números da Abraciclo não incluem as fabricantes instaladas fora do Polo de Manaus e também as não associadas, como Shineray, Mottu, Avelloz e Watts, por exemplo.

Produção por categoria
As motocicletas da categoria Street foram as mais produzidas no primeiro quadrimestre de 2025, representando 51,5% do total de unidades fabricadas. Em segundo lugar ficaram os modelos Trail, com 20,7%, seguidos pelas Motonetas, que responderam por 13,4% do volume.
Quando analisado o critério de cilindrada, os modelos de baixa cilindrada dominaram a produção em abril, com 79,6% do total. As motos de média cilindrada representaram 18,3% do volume, enquanto as de alta cilindrada corresponderam a 2,1%.

Exportações de motos
As exportações de motocicletas registraram crescimento moderado no acumulado do ano. Foram embarcadas 12.168 unidades entre janeiro e abril, número 1,2% maior do que o mesmo período de 2024.
No entanto, os resultados de abril apontam uma desaceleração pontual: 2.525 unidades exportadas, uma queda de 4,6% em relação a abril do ano passado e de 37,5% em relação a março.
Esse cenário pode ser atribuído a fatores externos, como oscilações cambiais, mudanças na demanda de países parceiros e ajustes na logística internacional.