Triumph Speed Triple 1200 RX: edição limitada (e agressiva) é lançada
Limitada a 1.200 unidades mundialmente, moto de 183 cv conta com pilotagem mais esportiva
A nova Triumph Speed Triple 1200 RX 2026 foi apresentada na Europa. O modelo foi lançado como edição limitada. Mesmo baseada na versão RS, a nova RX aposta em visual diferenciado, ergonomia mais esportiva e uma série de atualizações técnicas voltadas para um público que exige mais desempenho e exclusividade.
Serão produzidas 1200 unidades, isso globalmente. O preço de lançamento parte de 18.995 libras - em conversão direta do dia, em torno de R$ 141.700, sem considerar impostos. A naked deverá chegar aos seus mercados consumidores em junho, a princípio nos mercados europeu e norte-americano.

A proposta da RX é clara: manter a base mecânica já consagrada da RS e investir em uma pilotagem mais agressiva e refinada. Para isso, a Triumph adotou mudanças pontuais na ergonomia, suspensões e acabamento, que colocam a RX em um patamar superior dentro da própria linha Speed Triple.

Estilo esportivo
Um dos pontos de destaque da Speed Triple 1200 RX é a modificação na posição de pilotagem. Sai o guidão tradicional e entram os novos “clip-ons”. Eles estão posicionados 6,8 cm mais baixos e 5 cm mais à frente que na versão RS, obrigando o piloto a adotar uma postura mais inclinada, característica comum em motos de pista.

Essa nova geometria é complementada por pedaleiras redesenhadas, agora posicionadas 2,5 cm mais para trás e pouco mais de 1,2 cm mais altas. O resultado é um encaixe mais esportivo, com maior concentração de peso sobre o eixo dianteiro — o que tende a melhorar a pilotagem em curvas e nas frenagens mais fortes.

Para lidar com as exigências desse novo comportamento dinâmico, a RX incorpora também um amortecedor de direção eletrônico da Öhlins. Totalmente integrado ao sistema de suspensão semiativa Smart EC3, ele se ajusta automaticamente à velocidade e às condições da via, ajudando a manter a frente da moto estável mesmo em situações críticas.

Potência e torque
A RX mantém o motor tricilíndrico de 1.160 cm³ da geração atual da Speed Triple. São 183 cv a 10.750 rpm e 12,8 kgfm de torque a 8.750 rpm. A entrega de potência é linear e progressiva, permitindo acelerações vigorosas sem abrir mão da suavidade.

O escapamento Akrapovič, exclusivo da RX, contribui para o desempenho ao ser mais leve e eficiente na liberação dos gases. Seu posicionamento centralizado também ajuda na distribuição de massas, reforçando a estabilidade da moto.

Os pneus Pirelli Diablo Supercorsa SP V3 completam o pacote da edição limitada. O conjunto de freios é composto de pinças radiais Brembo Stylema e cilindro mestre Brembo MCS ajustável.

Para complementar, há recursos como cinco modos de pilotagem (Rain, Road, Sport, Track e Rider), além de recursos como controle de tração sensível ao ângulo de inclinação, controle de elevação da roda dianteira, controle de deslizamento de freio e controle de cruzeiro ajustável.
Seu peso é de 199 kg em ordem de marcha. Isso faz com que a RX seja uma das mais leves do segmento.
Conectividade e tecnologia
A Speed Triple 1200 RX 2026 vem com sistema keyless, que permite ligar a moto, travar a direção e abrir o tanque sem chave física.

O painel TFT de 5 polegadas oferece interface intuitiva e permite ajustes rápidos, além de ser compatível com o sistema My Triumph Connectivity, que inclui navegação, controle de chamadas e músicas.
Herança do nome RX
O nome RX não é inédito na história da Triumph. Em 2015, ele foi utilizado na Street Triple RX, modelo que mesclava componentes da Daytona 675 com a base da Street Triple para oferecer uma proposta mais esportiva.