Um novo Fiat de 3 rodas elétrico (que leva até 540 kg de carga)
Tris é destinado a uso profissional para entregas. Autonomia é de 90 km
A Fiat Professional anunciou o lançamento do Tris, seu primeiro veículo elétrico de três rodas, voltado para entregas de última milha nos mercados da África e do Oriente Médio (MEA). Desenvolvido com foco em mobilidade urbana, o modelo tem foco no uso profissional.
Produzido no Marrocos, o Tris é um tipo de tuk-tuk que tem autonomia de até 90 quilômetros com uma única carga e é recarregado diretamente em tomadas domésticas de 220V. O veículo será oferecido em três versões — chassi-cabine, flatbed e pick-up. Compacto, mede 3,17 metros de comprimento e possui raio de giro de 3,05 metros.

A estrutura do Tris foi projetada para suportar condições severas de uso, com chassi tubular e proteção anticorrosiva de nível automotivo. O modelo carrega até 540 kg e conta com área de carga de 2,25 m², suficiente para um pallet padrão europeu. Com motor elétrico de 48 volts e potência máxima de 9 kW (equivalente a 12 cv), o triciclo alcança velocidade máxima de 45 km/h.
Para entregas urbanas
Voltado a pequenas empresas, trabalhadores autônomos e serviços urbanos, o TRIS surge como alternativa viável para transporte de cargas leves em áreas urbanas e periféricas. A Fiat pretende também oferecer planos de leasing e aluguel com opção de compra para ampliar o acesso ao modelo, promovendo inclusão econômica e social em regiões de crescimento populacional acelerado.
O painel digital de 5,7 polegadas exibe informações como autonomia e nível da bateria. A cabine foi desenhada para uso profissional, com entrada facilitada, posição de condução ergonômica, diversos porta-objetos e conectividade via USB-C e tomada 12V. O conjunto óptico LED com design pixelado remete à nova identidade visual da marca.

O Triscumpre as normas europeias de segurança, incluindo cintos de três pontos, iluminação automática e sinal sonoro de ré. A bateria de 6,9 kWh, similar à usada no Fiat Topolino, atinge 80% da carga em 3h30 e carga total em 4h40.
De acordo com a Stellantis, a iniciativa responde ao crescimento da demanda por soluções de transporte sustentáveis no MEA, onde a urbanização avança cerca de 3% ao ano. Além de entregas urbanas, o TRIS poderá ser usado em serviços móveis, logística local e comércio ambulante.