1901 Prototype: o achado que reescreveu a história da Triumph

Estudo até então dado como perdido ajudou a fabricante a entrar no universo das motocicletas
1901 Triumph Prototype

1901 Triumph Prototype | Imagem: Divulgação

Como já abordamos aqui no MOTOO, o ano de 2022 será marcante para a Triumph, uma vez que a tradicional fabricante inglesa vai alcançar seu aniversário de 120 anos. 

Um fato ocorrido no começo deste mês certamente vai trazer ainda mais alegria para as festas que a empresa vai preparar. 

O colecionador Dick Shepherd conseguiu encontrar e restaurar nada menos do que um 1901 Prototype. O achado em questão tem um enorme valor para a companhia, uma vez que trata-se do primeiro protótipo desenvolvido pela Triumph, o qual ainda tomava por base uma das bicicletas convencionais da marca. 

Até então o 1901 Prototype não contava com a sua existência comprovada, uma vez que nenhum havia sido encontrado, apesar de algumas referências ao projeto em panfletos publicitários e notícias à época. 

O fato relevante envolvendo o 1901 Prototype em questão é que o seu resgate comprova que a Triumph já começou a entrar no ramo de motocicletas um ano antes do que era historicamente considerado. 

O 1901 Prototype conta com motor fornecido pela belga Minerva e foi criado para “gerar interesse e medir a demanda do público por uma motocicleta Triumph”, explica a fabricante. 

1901 Triumph Prototype
Detalhe do motor Minerva aplicado no 1901 Triumph Prototype
Imagem: Divulgação

Segundo Shepherd o motor aplicado no protótipo, inclusive, serviu como uma referência para validar a unidade encontrada como o 1901 Prototype original ao cruzar dados como o número de registro e demais referências ao propulsor.  

“O significado histórico desta motocicleta tornou-se incrivelmente claro. Como um fã apaixonado da história e das conquistas desta incrível marca britânica, ter descoberto este sobrevivente e restaurado à gloriosa condição em que estaria quando foi exibido pela primeira vez em 1901, me deu uma quantidade imensa de satisfação”, declarou o colecionador. 

O protótipo poderá ser visto de perto pelos interessados na sede na Triumph em Hinckley, Inglaterra.

Acima o 1901 Triumph Prototype encontrado e restaurado pelo colecionador Dick Shepherd
Acima o colecionador Dick Shepherd, responsável por encontrar e restaurar o 1901 Triumph Prototype
Imagem: Divulgação

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos