860-E concept, uma Ducati elétrica imaginada pela Italdesign

Famoso estúdio de design italiano revelou um estudo baseado na clássica 860, lançada pela marca nos anos 70
A Ducati 860-E Concept: estilo dos anos 70 com propulsão elétrica

A Ducati 860-E Concept: estilo dos anos 70 com propulsão elétrica | Imagem: Divulgação

Uma das mais icônicas e surpreendentes motocicletas da Ducati repensada como um modelo elétrico. É essa a proposta do Italdesign, famoso estúdio de design criado por Giorgeto Giugiaro.

Batizada como 860-E Concept, a moto conceitual é uma releitura da Ducati 860 GT, lançada pela marca nos anos 1970 e que chocou pelos traços retos na época.

Pois a Italdesign soube se inspirar nesse modelo para criar uma motocicleta que consegue a façanha de ser futurista, mas com uma personalidade marcante.

Estão lá inclusive os frisos verticais da original, mas repensados para uma moto de propulsão elétrica e até mesmo o logo da Ducati de quase 50 anos atrás.

Modelo manteve os traços da moto original numa roupagem futurista
Modelo manteve os traços da moto original numa roupagem futurista
Imagem: Divulgação

Mas a 860-E também incorpora inovações como os faróis de LED circulares e, claro, o motor elétrico, o que dá origem a soluções mecânicas que não se sabe se têm algum fundo real.

Os amortecedores dianteiros são de garfo invertido e a suspensão traseira, de braço oscilante. O espaço ocupado pelo motor de dois cilindros em V se supõe que é ocupado pelas baterias.

Mas, afinal, por que a Italdesign decidiu repensar a 860 GT? O estúdio diz que a moto original era tão futurista “que provavelmente estava à frente de seu tempo”, mas desconversa sobre uma possível produção.

Vale lembrar que o estúdio de Giorgeto Giugiaro já foi parceiro da Ducati em outros projetos como uma bicicleta elétrica, a Urban-E. Quem sabe a nova 860 não volta do passado e encontra sua verdadeira vocação no presente.

A Ducati 860 GT lançada nos anos 70: estilo futurista foi recebido com reservas na época
A Ducati 860 GT lançada nos anos 70: estilo futurista foi recebido com reservas na época
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!