A scooter elétrica Yamaha que evita quedas; conheça a Elove

Conceito possui tecnologia de auto-equilíbrio que pode manter o veículo em pé sozinho. Modelo será apresentado no Japan Mobility Show 2023, em Tóquio
Yamaha Elove

Yamaha Elove | Imagem: Yamaha

A Yamaha está retomando com força em 2023 as apresentações de sua tecnologia que evita quedas. Além do Motoroid2, a empresa revelará a scooter elétrica Elove durante o Japan Mobility Show, que acontece no final de outubro em Tóquio. O modelo possui tecnologia na qual a empresa vem trabalhando há alguns anos, incluindo também o Motobot -- robô que pilota motos.

Com diferenças de proposta e técnicas, estes modelos da empresa contam com o dispositivo chamado de Sistema Avançado de Assistência à Estabilização de Motocicleta (da sigla em inglês, AMSAS - Advanced Motorcycle Stabilization Assist System).De acordo com a empresa, o objetivo é "libertar os usuários da preocupação e do cansaço que acompanham a condução em muito lento, acelera a caminhada em particular e ajuda a tornar o motociclismo mais seguro e agradável".

Yamaha Elove
Yamaha Elove
Imagem: Yamaha

Desse modo, a tecnologia permite aos modelos de duas rodas se equilibrarem em velocidades baixas, evitando quedas por desatenção e também ajudando pessoas com alguma deficiência motora. Além do Elove conceito, a empresa também mostrará no evento protótipo com a tecnologia criado por estudante da ilha de Okinawa para uma 50 cc. 

Yamaha AMSAS pode ser instalado em qualquer moto
Yamaha AMSAS pode ser instalado em qualquer moto
Imagem: Yamaha

Como funciona o AMSAS

Como já foi demonstrado pela Yamaha, o AMSAS conta com unidade de medida inercial (IMU) de 6 eixos, além de sistema com atuadores no guidão e na roda dianteira. Com base nas informações vindas dessa central eletrônica, a força do motor pode ir para frente e para trás, além de controle ser efetuado no guidão, permitindo à moto manter o equilíbrio sozinha. 

Yamaha Elove
Yamaha Elove
Imagem: Yamaha

Existe a possobilidade de instalar o dispositivo em motos já existentes. Como dito, isso vale desde a moto parada até no máximo de 5 km/h. Em velocidades superiores, não há nenhum tipo de controle sobre a estabilidade da moto. O sistema ainda está em fase de desenvolvimento, mas o foco é que ele possa realizar manobras em baixa velocidade e até parar a moto quando necessário. Na Elove, o AMSAS parece já estar mais evoluído com em uma unidade próxima de produção.

MAIS DO MUNDO MOTO

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos