A scooter elétrica Yamaha que evita quedas; conheça a Elove

Conceito possui tecnologia de auto-equilíbrio que pode manter o veículo em pé sozinho. Modelo será apresentado no Japan Mobility Show 2023, em Tóquio
Yamaha Elove

Yamaha Elove | Imagem: Yamaha

A Yamaha está retomando com força em 2023 as apresentações de sua tecnologia que evita quedas. Além do Motoroid2, a empresa revelará a scooter elétrica Elove durante o Japan Mobility Show, que acontece no final de outubro em Tóquio. O modelo possui tecnologia na qual a empresa vem trabalhando há alguns anos, incluindo também o Motobot -- robô que pilota motos.

Com diferenças de proposta e técnicas, estes modelos da empresa contam com o dispositivo chamado de Sistema Avançado de Assistência à Estabilização de Motocicleta (da sigla em inglês, AMSAS - Advanced Motorcycle Stabilization Assist System).De acordo com a empresa, o objetivo é "libertar os usuários da preocupação e do cansaço que acompanham a condução em muito lento, acelera a caminhada em particular e ajuda a tornar o motociclismo mais seguro e agradável".

Yamaha Elove
Yamaha Elove
Imagem: Yamaha

Desse modo, a tecnologia permite aos modelos de duas rodas se equilibrarem em velocidades baixas, evitando quedas por desatenção e também ajudando pessoas com alguma deficiência motora. Além do Elove conceito, a empresa também mostrará no evento protótipo com a tecnologia criado por estudante da ilha de Okinawa para uma 50 cc. 

Yamaha AMSAS pode ser instalado em qualquer moto
Yamaha AMSAS pode ser instalado em qualquer moto
Imagem: Yamaha

Como funciona o AMSAS

Como já foi demonstrado pela Yamaha, o AMSAS conta com unidade de medida inercial (IMU) de 6 eixos, além de sistema com atuadores no guidão e na roda dianteira. Com base nas informações vindas dessa central eletrônica, a força do motor pode ir para frente e para trás, além de controle ser efetuado no guidão, permitindo à moto manter o equilíbrio sozinha. 

Yamaha Elove
Yamaha Elove
Imagem: Yamaha

Existe a possobilidade de instalar o dispositivo em motos já existentes. Como dito, isso vale desde a moto parada até no máximo de 5 km/h. Em velocidades superiores, não há nenhum tipo de controle sobre a estabilidade da moto. O sistema ainda está em fase de desenvolvimento, mas o foco é que ele possa realizar manobras em baixa velocidade e até parar a moto quando necessário. Na Elove, o AMSAS parece já estar mais evoluído com em uma unidade próxima de produção.

MAIS DO MUNDO MOTO

Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, já percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

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