Após mistério, Yamaha revela a inédita YZF-R7

Esportiva baseada na naked MT-07 promete desempenho sem descuidar do conforto
Yamaha R7 2022

Yamaha R7 2022 | Imagem: Divulgação

A Yamaha revelou nesta terça-feira sua nova moto esportiva, a YZF-R7, que ocupará o espaço deixado pela R6 e será uma alternativa entre a acessível R3 e a poderosa R1. E como se especulava, ela utiliza muito da naked MT-07, incluindo o motor bicilíndrico de 689 cc.

A nova R7, que de quebra homenageia o modelo de corrida que teve 500 unidades produzidas em 1999, promete entregar desempenho mas sem deixar de ser uma moto capaz de cumprir seu papel em ambientes urbanos.

Graças ao motor CP2, a R7 pode ser uma moto esguia e capaz de atingir uma velocidade quase 20 km/h superior à MT-07 mesmo pesando quatro quilos a mais.

Para tirar mais desempenho do motor de 73,4 cv a 8.750 rpm, a Yamaha equipou a moto com nova ECU, entradas e ar e um escapamento redesenhado, além de um mapeamento de combustível específico. O resultado foi uma aceleração mais precisa e controlável.

Veja galeria de imagens da Yamaha YZF-R7 2022

A transmissão também possui relações mais curtas e que trabalha com uma embreagem deslizante que ajuda a moto a aproveitar ao máximo o torque em saída.

A geometria é semelhante à MT-07, mas com entreeixos ligeiramente mais curto (5 mm). A R7 possui suspensão dianteira em garfos invertidos de 41 mm totalmente ajustáveis enquanto a traseira oferece amortecedor ajustável. Os freios usam pinças radiais Brembo.

A nova esportiva vem equipada com painel digital LCD com indicador de marcha. A iluminação é de LED nos faróis e lanterna. Os pneus são 120/70ZR17 (dianteiro) e 180/55ZR17 na traseira. A Yamaha oferece um sistema "quick shift" opcional que pode ser instalado nas concessionárias da marca.

Outro ponto curioso da R7 é seu assento, que exigiu muitas horas de testes para oferecer um compromisso entre uma pilotagem esportiva, mas que também pode ser adaptada a outras situações como estradas sinuosas e trânsito urbano.

Segundo a marca, "o design do assento, que é estreito em torno da parte interna das coxas do piloto e mais largo na parte traseira, permitindo a máxima liberdade de movimento".

A inédita R7 será vendida em dois padrões de cores, o "Icon Blue" e o "Yamaha Black". As entregas para as lojas europeias terão início apenas em outubro, no entanto. A Yamaha não quis revelar os preços da nova moto, mas adiantou que serão diferentes dependendo da região. Segundo a imprensa estrangeira, a marca japonesa sugeriu um valor em torno de R$ 60 mil numa conversão direta, o que a tornaria bem mais acessível que a rival Aprila RS 660, cujo valor em reais chega a R$ 75 mil.

O site questionou a assessoria de imprensa da Yamaha no Brasil para saber se há previsão de lançamento do modelo por aqui. Assim que tivermos retorno atualizaremos a nota.

Yamaha R7 2022
Yamaha R7 2022
Imagem: Divulgação

Confira as dimensões da YZF-R7 2022:

Comprimento – 2.070 mm

Largura - 705 mm

Altura - 1.160 mm

Altura do assento - 835 mm

Entreeixos - 1.395 mm

Distância do solo - 135 mm

Peso com combustível e lubrificantes - 188 kg

 

Por

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses.

Veja mais artigos

Tudo sobre a Yamaha R7

Yamaha R7

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos