Aprilia lança as novas SX e RX 125
Pequenas trails da tradicional montadora italiana recebem atualizações na mecânica para atender às normas Euro 5
A Aprilia RX 125 está na linha da marca desde 1983 na Europa. Em 2007, a variante SX 125, com roda menor na dianteira e pneus de asfalto, entrou no catálogo e rapidamente fez sucesso. Agora, por conta da entrada em vigor das normas Euro 5 de emissões de poluentes, a montadora anunciou mudanças para a dupla de trails 125.
As Aprilia RX e SX 125 2021 podem não parecer diferentes. Além dos novos gráficos e de uma nova cor, a estética é virtualmente idêntica à do ano passado. O tanque de combustível remodelado é a única peça que se destaca na mudança de ano modelo e a dupla da Aprilia possui um novo painel de instrumentos digital. No entanto, atualizações importantes foram feitas.
Para 2021, os engenheiros da Aprilia alteraram o monocilíndrico de 124 cm³ com refrigeração líquida. Agora, ele conta com uma nova entrada e filtro de ar para atender aos padrões de emissões mais recentes. Também são novos o cabeçote e a vela de ignição. Além disso, o pequeno motor é acompanhado por um escapamento atualizado com um novo conversor catalítico e uma central eletrônica fornecida pela Magneti Marelli.
O propulsor agora entrega 15 cv de potência, o que pode parecer pouco. No entanto, as novas RX e SX 125 2021 têm um peso em ordem de marcha de 133,8 kg. Compartilhando o mesmo motor, quadro e suspensão, as motos se diferem nos freios e nas rodas. A SX tem rodas raiadas de 17 polegadas e pneus de rua. Os freios têm um disco de 300 mm na frente e outro de 200 mm na parte traseira. Já a RX tem roda de 18 polegadas na traseira e de 21 polegadas na dianteira, além de pneus de perfil agressivo. Seus freios têm discos de, respectivamente, 220 mm e 260 mm.