Arc Vector será a moto elétrica mais leve do mundo
Ela terá relação peso/potência de apenas 1,6 kg/cv e chega aos 100 km/h em 3 segundos
Motos elétricas estão sendo desenvolvidas no mundo todo e elas parecem ser muito mais interessantes do que os carros. Isso porque a esportividade tem sido o mote principal para a criação dessas motocicletas com propulsão amigável ao meio ambiente. A Arc Vector, uma das motos mais avançadas desse segmento, e suas tecnologias impressionam. Ela estará à venda em breve por 90 mil euros, o equivalente a R$ 400 mil na cotação atual.
A café racer entrará em produção até o final do ano e foi apresentada no EICMA em Milão. As primeiras 399 unidades serão entregues em 18 meses e tem monocoque de carbono, tecnologia como bateria de baixa densidade, freios e suspensão sob medida e pneus para corrida.
A Arc é uma das únicas a desenvolver uma estrutura de fibra de carbono em uma linha de produção em escala. Ou seja, o peso seco da moto é de apenas 220 kg.
“O sistema que desenvolvemos dá mais controle em baixa velocidade. Há um punhado de fabricantes que implementaram a direção do centro-cubo no passado, mas o fizeram com um sistema mais pesado. Os pilotos querem que a moto mergulhe durante a frenagem, é com isso que estamos acostumados. Para a Vector, criamos um sistema com todos os benefícios do HCS (carbono), parecendo um conjunto de garfos. A vantagem é a rigidez que permite um ângulo de inclinação acentuado e um chassi que permite rápidas mudanças de direção, com estabilidade, em alta velocidade. O que inventamos é o melhor dos dois mundos”, explica o fundador e CEO da Arc, Mark Truman.
Com um motor elétrico produzindo 133 cv e um peso de 220 kg, o Arc Vector terá a melhor relação potência-peso em um veículo elétrico de duas rodas: 1,6 kg/cv. A autonomia será de cerca de 270 milhas (432 km). Zero a 100 km/h é feito tem 3 segundos e a velocidade máxima será de 200 km/h. Sem embreagem, sem engrenagens, só você e a estrada aberta. Há ainda controle de tração, freios ABS, modos dinâmicos e Heads-Up Display, o que a marca afirma tornar a pilotagem Vector algo único, seguro e empolgante.
A Arc tem como alvo a expansão para uma sede de 65.000 pés quadrados em St Athan, no Sul do País de Gales, em 2020.