Motos elétricas estão sendo desenvolvidas no mundo todo e elas parecem ser muito mais interessantes do que os carros. Isso porque a esportividade tem sido o mote principal para a criação dessas motocicletas com propulsão amigável ao meio ambiente. A Arc Vector, uma das motos mais avançadas desse segmento, e suas tecnologias impressionam. Ela estará à venda em breve por 90 mil euros, o equivalente a R$ 400 mil na cotação atual.

A café racer entrará em produção até o final do ano e foi apresentada no EICMA em Milão. As primeiras 399 unidades serão entregues em 18 meses e tem monocoque de carbono, tecnologia como bateria de baixa densidade, freios e suspensão sob medida e pneus para corrida.

A Arc é uma das únicas a desenvolver uma estrutura de fibra de carbono em uma linha de produção em escala. Ou seja, o peso seco da moto é de apenas 220 kg.

“O sistema que desenvolvemos dá mais controle em baixa velocidade. Há um punhado de fabricantes que implementaram a direção do centro-cubo no passado, mas o fizeram com um sistema mais pesado. Os pilotos querem que a moto mergulhe durante a frenagem, é com isso que estamos acostumados. Para a Vector, criamos um sistema com todos os benefícios do HCS (carbono), parecendo um conjunto de garfos. A vantagem é a rigidez que permite um ângulo de inclinação acentuado e um chassi que permite rápidas mudanças de direção, com estabilidade, em alta velocidade. O que inventamos é o melhor dos dois mundos”, explica o fundador e CEO da Arc, Mark Truman.

Com um motor elétrico produzindo 133 cv e um peso de 220 kg, o Arc Vector terá a melhor relação potência-peso em um veículo elétrico de duas rodas: 1,6 kg/cv. A autonomia será de cerca de 270 milhas (432 km). Zero a 100 km/h é feito tem 3 segundos e a velocidade máxima será de 200 km/h. Sem embreagem, sem engrenagens, só você e a estrada aberta. Há ainda controle de tração, freios ABS, modos dinâmicos e Heads-Up Display, o que a marca afirma tornar a pilotagem Vector algo único, seguro e empolgante.

A Arc tem como alvo a expansão para uma sede de 65.000 pés quadrados em St Athan, no Sul do País de Gales, em 2020.  

 
 
Arc Vector
 
Arc Vector
Arc Vector
Arc Vector
 
Arc Vector
Arc Vector
Arc Vector
 
Arc Vector
Arc Vector
Arc Vector
 
Arc Vector
Arc Vector
Arc Vector
 
Arc Vector
Arc Vector
 
 
Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país

Vinicius Montoia | https://www.youtube.com/channel/UC2lKRtZdmSdMRJZ8Pim78Fw