Benelli 302R: a ninjinha ítalo-indiana
Esportivas de baixa cilindrada não são comuns no Brasil. Mas mercado indiano aprecia as motos carenadas
Motos esportivas carenadas nem são tão incomuns de se ver no Brasil. Agora, com motores de menor capacidade cúbica, aí sim, tornam-se vista rara. Hoje, praticamente apenas a Yamaha R3 (321 cm³) e a Kawasaki Ninja 400 (399 cm³), conhecida como “ninjinha”, representam esse segmento, Na Índia, por outro lado, a situação é bem diferente.
Assim como no Brasil, o grosso do volume de vendas de motocicletas no mercado indiano é representado por modelos de baixa cilindrada, mas isso não significa que os compradores por lá não admirem a esportividade. Tanto que a uma versão renovada da Benelli 302R está dando o que falar na Índia.
O modelo, que concorreria diretamente com a R3 e a ninjinha caso fosse oferecida no Brasil, é uma esportiva carenada com motor de dois cilindros paralelos refrigerado a líquido (assim como os modelos nacionais citados) de 300 cm³ de capacidade. Aliás, é a única Benelli carenada disponível na Índia.
Lançada em 2017, a 302R indiana teve as vendas interrompidas no início de 2020 por conta da entrada em vigor de novas regras de emissões por lá. Sem muitas notícias por parte da fabricante, os indianos chegaram a cogitar o fim da linha para esse modelo tão amado por lá.
Aparentemente, segundo o Indian Autos Blog, essa espera deve acabar em breve. Uma versão atualizada da Benelli 302R foi flagrada na Índia e terá algumas mudanças. O motor atual entrega 38 cv de potência e 2,6 kgfm de torque, números que devem ser mantidos com a atualização.
Algo que deve mudar, no entanto, é o peso. Com mais equipamentos para suprimir a emissão de poluentes, a Benelli 302R deve ganhar alguns quilos extras, passando dos atuais 198 kg para cerca de 210 kg. No entanto, outras novidades devem aparecer no modelo, como a introdução de um painel de instrumentos totalmente digital.