BMW apresenta a exclusiva HP4 Race
Modelo terá produção limitada e realizada de forma artesanal por um time de especialistas
A BMW Motorrad revelou nesta quarta-feira (19) uma moto que vai deixar os fãs de esportivas queixo caído. Trata-se da HP4 Race, que terá uma tiragem limitada a apenas 750 unidades, todas produzidas de forma artesanal por um time de especialistas para garantir a máxima qualidade do modelo.
A exclusividade da HP4 Race começa pelo quadro. A BMW Motorrad torna-se a primeira fabricante de motocicletas no mundo a produzir uma moto com o quadro inteiramento composto de fibra de carbono, que resulta em uma estrutura com apenas 7,8 kg!
Como se não bastasse, as rodas da HP4 Race também são produzidas com o mesmo material, o que permite uma redução no peso da ordem de 30% quando comparado com as mesmas rodas feitas de alumínio.
Graças em grande parte a essa combinação de materiais nobres, a BMW HP4 Race pesa apenas 171 kg já com combustível e pronta para rodas. Segundo a fabricante, ela é mais leve do que as motos utilizadas no campeonato mundial de Superbike e ligeiramente mais pesada do que as motos da BMW que participam do MotoGP.
Nas áreas de suspensão e freios a HP4 Race também foi projetada oferecendo apenas o que há de melhor. A suspensao é fornecida pela sueca Öhlins e compartilha praticamente o mesmo conjunto presente nas motos de competição da BMW, com o garfo dianteiro invertido (FGR 300) e a traseira utilizando um braço de alumínio (TTX 36 GP).
Já os freios são da italiana Brembo no modelo GP4 PR, com pistões de titânio e pinças de alumínio. Com um disco de 320 mm na dianteira, a BMW promete uma “performance de frenagem surpreendente”. Algo que não duvidamos sabendo da reputação das duas empresas.
Para mover tudo isso, nada mais esperado do que um propulsor a altura. Para isso a BMW pegou emprestado o motor da S 1000 RR e o colocou na HP4 Race com 215 cv de potência a 13.900 rpm e torque máximo de 12,2 kgfm a 10.000 rpm. Para otimizar o desempenho, a BMW vai oferecer uma série de relações diferentes que podem ser montadas na moto a fim de otimizar o trabalho do câmbio de 6 marchas, ficando a cargo do dono quais utilizar dependendo da pista ou uso que se quer fazer da moto.