BMW iFace: reconhecimento facial nas motos é real ou pegadinha?

Suposta tecnologia divulgada em 1º de abril acabou sendo noticiada como verdadeira. Veja o que realmente está por trás
BMW iFace: reconhecimento facial nas motos é real ou fake?

BMW iFace: reconhecimento facial nas motos é real ou fake? | Imagem: BMW

A BMW Motorrad divulgou um comunicado no dia 1º de abril sobre o suposto desenvolvimento de um sistema de reconhecimento facial para motos: o iFace. Esta genial ideia, no entanto, se trata apenas de uma pegadinha. Se você viu esta informação circulando por aí saiba que tudo não passou de uma brincadeira da fabricante, como é comum nesta data mundialmente.

Como muitas mídias publicaram como se fosse verdade, nós do MOTOO consultamos diretamente a BMW do Brasil. A empresa confirmou que as informações não são verdadeiras. Além de imagens do sistema no painel da moto, a marca alemã fez um texto muito bem escrito citando pessoas que trabalharam no projeto, como o tal do Dr. Burkhard Hund, chefe de proteção contra roubo da BMW Motorrad (!).

VEJA TAMBÉM:

Como é o iFace (na teoria)

Para pegar os desavisados, a BMW deu os supostos detalhes de como iFace funcionaria. O sistema utilizaria escaneamento para checar se quem está no comando é o dono da moto, destravando assim a moto para a partida. Segundo a empresa, isso também funcionaria no escuro, o que parece um tanto suspeito.

Dentro da tecnologia também haveria também a possibilidade reconhecimento por meio dos olhos, permitindo assim ao motociclista utilizará o iFace mesmo de capacete. Realmente, os alemães estavam inspirados no 1º de abril. A tal da tecnologia também seria capaz de avisar as autoridades em caso de roubo além de enviar os dados de escaneamento do possível ladrão para os bancos de dados.

Esta reportagem foi originalmente publicada em www.motoo.com.br e não pode ser reproduzida por outras mídias sem autorização.

Sistema BMW iFace não é real
Sistema BMW iFace não é real
Imagem: BMW

Quase no final do comunicado há um trecho interessante no comunicado BMW que pode dar a pista final de se tratar de uma brincadeira, veja:

"Nossos agradecimentos especiais vão não apenas para o Departamento Estadual de Investigação Criminal da Baviera, mas especialmente para Giovanni Häberle. Hoje, um respeitado proprietário de uma empresa de consultoria para proteção contra roubo e roubo na área de Stuttgart-Stammheim, ele foi uma ajuda inestimável para nós no desenvolvimento deste sistema, graças às suas décadas de experiência como ladrão profissional de veículos."

Pura ficção?

Apesar do tom um tanto espetaculoso na pegadinha, os sistemas de reconhecimento facial já são utilizados, por exemplo, em smartphones, assim não é impossível que desembarquem em algum momento também nas motos, mas não exatamente deste modo que a BMW encenou.

Siga o MOTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Helo | Twitter

MAIS DO MUNDO MOTO

Palhaço png de .pngtree.com/

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos