BMW usará tecnologias de seus carros nas motos da marca

Tecnologia que utiliza radar para manter distância do veículo da frente automaticamente é mais comum em veículos premium
BMW Motorrad Active Cruise Control (ACC)

BMW Motorrad Active Cruise Control (ACC) | Imagem: Divulgação

A BMW se juntou à lista de fabricantes de motos que trabalham para lançar uma função de controle de cruzeiro guiada por radar para motocicletas. Ducati e KTM também estão trabalhando para oferecer o “piloto automático” adaptativo em veículos de duas rodas. O equipamento é mais comum em carros premium.

O sistema Active Cruise Control (ACC) que será oferecido nas motos BMW foi desenvolvido em parceria com a Bosch e permitirá ao piloto definir não apenas uma velocidade de cruzeiro, mas também uma distância do veículo à frente, que é detectado usando um sensor de radar na frente da motocicleta.

A unidade de radar usa essas informações, além do ângulo de inclinação e velocidade atual do veículo, para calcular o caminho provável que a motocicleta seguirá nos próximos 100 metros. Em seguida, se necessário, modula a velocidade sozinha. Se um ajuste for necessário, é enviado um sinal pela central eletrônica para o ABS acionar os freios. O sistema também permite ao motor acelerar sozinho, como em um carro.

Tanto a distância do carro na frente quanto a velocidade máxima do veículo podem ser definidas ao toque de um botão e serão exibidas no painel. O sistema também incorpora o "controle de velocidade da curva", que gerencia o ritmo da moto para manter um ângulo de inclinação confortável. Nessa situação, a atuação no acelerador e no freio são mais sutis para não desequilibrar o piloto

A BMW diz que o motociclista terá um papel ativo na eficácia do ACC andando no centro da pista, deixando as mudanças e ultrapassagens claras (o sistema reage ao uso de piscas) e adotando um estilo de pilotagem calmo. A marca bávara ainda não confirmou quando o sistema chegará, quanto custará ou quais modelos receberão essa tecnologia. No entanto, nas imagens divulgadas pela empresa, é utilizada uma K 1600 GT.

 
Por

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva.

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