Bosch apresenta sistema de chamada de emergência para motos

Chamada de Help Connect, tecnologia envia alertas automáticos para serviços de resgate e diminui tempo de salvamento
Bosch apresenta Chamada Automática de Emergência para motocicletas

Bosch apresenta Chamada Automática de Emergência para motocicletas | Imagem: Divulgação

A Bosch anunciou que passou a disponibilizar uma nova tecnologia batizada de Help Connect. Trata-se de um sistema que efetua automaticamente uma chamada telefônica aos serviços de resgate em caso de acidentes envolvendo uma moto dotada do equipamento. Inicialmente, o Help Connect será oferecido apenas na Alemanha.

O sistema de chamada emergencial utiliza um algoritmo de colisão instalado na unidade de sensor inercial da moto para detectar acidentes, fazendo a diferenciação de tombos com a moto parada, a baixas velocidades, ou em outros tipos de situação onde o acionamento dos serviços de emergência não seja necessário.

Por meio de um aplicativo para smartphone pareado à moto, o Help Connect transmite informações sobre o condutor e o local do acidente para o Centro de Assistência da Bosch e, a partir dali, para os serviços de resgate. Mensagens automáticas deste tipo podem reduzir em até 50% o tempo necessário para que o resgate chegue ao local do acidente, segundo estudos utilizados pela empresa.

O aplicativo transmite dados sobre o condutor e o local do acidente durante situações de emergência. A base dos dados utilizados pelo Help Connect está nas informações do controle de estabilidade e, mais especificamente, em sua unidade de sensor inercial. Tal equipamento mede 100 vezes por segundo a aceleração e a velocidade angular do veículo. Sabendo com precisão a posição atual da motocicleta e o seu ângulo de inclinação.

Bosch apresenta Chamada Automática de Emergência para motocicletas
Bosch apresenta Chamada Automática de Emergência para motocicletas
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!