Californianos prometem bateria com recarga de 5 minutos

Empresa dos EUA afirma que conseguirá fabricar conjunto elétrico com menor tempo de recarga nos próximos anos
Tecnologia pode reduzir o tempo de recarga das baterias

Tecnologia pode reduzir o tempo de recarga das baterias | Imagem: Reprodução internet

Seja para motos ou para carros, um dos maiores desafios da propulsão elétrica atualmente é a autonomia total do veículo e o tempo de recarga. Hoje, baterias de longo alcance demoram para serem recarregadas e, quando a recarga é rápida, a autonomia não é das melhores. No entanto, uma empresa da Califórnia (EUA) afirma que tem uma solução.

A Enevate diz estar desenvolvendo um layout de baterias que permitirá conseguir 75% de carga em cerca de cinco minutos para um carro a partir dos carregadores ultra rápidos de 300kW. Motos, com baterias menores, teriam esse tempo diminuído ainda mais. Além disso, a companhia diz que sua bateria é capaz de manter quase que 100% de eficiência em temperaturas baixas, algo importante em países de clima frio. No site da empresa há um vídeo mostrando as capacidades do conjunto.

Claramente a Enevate não fala qual o segredo que a permite fazer tantas promessas, mas diz que a tecnologia deve ficar pronta para o público entre 2024 e 2025. Além disso, marcas como o Renault, Nissan e Mitsubishi (pertencentes ao mesmo grupo) e fabricantes de eletrônicos como Samsung, LG e Lenovo já estariam investindo no projeto. O objetivo final da empresa é fornecer baterias que levem tanto tempo para carregar quanto um abastecimento de um veículo a combustão. 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!