Os mais leigos podem acreditar que andar de moto é fácil e muitas vezes adicionam o equilíbrio e o fato de saberem andar de bicicleta à esse erro. Quando se trata de scooter é possível ouvir: "é só acelerar e frear." Mas não é bem assim: as motocicletas são veículo motorizados, mais pesados e velozes, que podem provocar acidentes em dimensões muito maiores do que as bicicletas.

É justamente por isso que para pilotá-las é necessário ter CNH de categoria A e tomar muitos cuidados. Entre eles: saber onde estão os principais comandos da moto, como seta, farol e buzina. É importante checar se tudo está ao alcance e, principalmente, pilotar de maneira confortável e com os braços levemente flexionados.

Um bom campo de visão é fundamental para segurança: é imprescindível que tudo seja visto pelo piloto, principalmente os retrovisores. É preciso regulá-los de acordo com a altura do piloto. O motociclista deve prestar atenção ao seu entorno a todo momento.

Em caso de motocicletas, mantenha uma postura ereta em cima da moto, pressionando os joelhos no tanque para ter melhor controle. Nas scooters, fique com os pés para dentro, mas separados, para proporcionar melhor equilíbrio.

Test-ride

Nunca compre nenhum veículo, seja moto ou carro, sem fazer um test-drive. É nessa hora que o condutor vai perceber se fica confortável na moto, quais dificuldades terá de acordo com a altura (colocar os pés no chão durante uma parada no semáforo, por exemplo), o posicionamento durante a pilotagem e até mesmo testar com garupa, caso costume ter outro ocupante em suas viagens. O ideal é que o consumidor simule as principais condições que costuma enfrentar para verificar se aquele modelo é o ideal para sua garagem.

Proteção 

E, ao final mas não menos importante, sempre ande com trajes apropriados e com detalhes reflexivos. É a velha máxima do "ver e ser visto", que é condição de existência no trânsito. Conservar a motocicleta em condições ideias, sempre checando trocas de óleo, discos de freio e pastilhas, além de chamamento para recalls contribui para manter-se seguro. 

Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país

Vinicius Montoia | https://www.youtube.com/channel/UC2lKRtZdmSdMRJZ8Pim78Fw