Como transportar carga na moto da maneira correta

Saiba como transportar corretamente objetos na motocicleta e também evitar multas
Moto BMW equipada com os Atacama Cases

Moto BMW equipada com os Atacama Cases | Imagem: Divulga�§�£o

Muitas motocicletas são utilizadas para ir ao mercado ou transportar objetos e muitas delas cumprem muito bem esse papel, como as scooters, por exemplo. Mas sabia que os objetos não podem ultrapassar o comprimento e largura da moto? Então veja as dicas abaixo para não receber multas.

Nunca prenda ou amarre objetos no guidão, garfo dianteiro ou no para-lama dianteiro. Por mais que, aparentemente, o objeto pareça não atrapalhar o trabalho da suspensão, o peso extra pode dificultar em manobras e causar instabilidade.

Peso

É importante sempre olhar o manual do proprietário para se certificar qual o peso máximo para a motocicleta e, principalmente, quanto é possível colocar em cada parte (baú, bagageiro e ganhos). E não se esqueça de sempre somar os pesos: piloto + passageiro + bagagem. Para quem utiliza bagageiros extras, como os baús, tem de se atentar à capacidade volumétrica (litros) e peso.

Outro fator a se levar em conta é o centro de gravidade. Portanto, tente concentrar o peso em lugar mais baixo e próximo do centro, como nos bagageiros laterais.

Fixação

Elásticos, cordas e redes podem auxiliar no momento de prender a carga. Fique atento para que a bagagem não bloqueiem as luzes da motocicleta e evite utilizar partes móveis da suspensão traseira como ponto de fixação ou amarração.

Mochila

Sempre evite carregar muito peso na mochila presa às costas, pois em caso de queda esse peso pode causar ainda mais lesões.

Multa

Fique muito atento ao tamanho dos objetos transportados, pois se estiverem fora dos padrões a multa pode ser salgada. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 244 está definido: transportar carga incompatível com as especificações gera infração média (4 pontos na carteira) e multa de R$ 130,16, além de apreensão do veículo até a regularização.

Pneus

Para carregar peso extra na motocicleta é imprescindível que os pneus estejam calibrados para essa condição e a informação sobre a pressão correta é fácil de ser encontrada: no manual do proprietário.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!