Conheça os fatos mais importantes dos 45 anos da Honda CG
Moto que responde por quase 3 de cada 10 emplacamentos no Brasil lidera o mercado há décadas
Com 110 mil unidades emplacadas até maio, a CG 160 é a rainha das motocicletas no Brasil em 2021. E não tem sido diferente nas últimas décadas quando ela e suas antecessoras, a CG 125 e a CG 150, dominaram as vendas de veículos de duas rodas no país, com sua fórmula de confiabilidade, robustez e preço acessível.
Neste ano, a Honda CG completa nada menos que 45 anos de história, após a decisão da marca japonesa de desenvolver um veículo que se encaixava às necessidades do mercado brasileiro.
A seguir citamos os principais fatos dessas quatro décadas e meia da motocicleta mais vendida da história no Brasil:
1ª geração (1976 a 1982)
1976
Foi neste ano que chegou ao mercado a CG 125, primeira motocicleta Honda de fabricação nacional, em Manaus (AM). O modelo estreou com motor de 125 cm³, com promessa de bom desempenho, durabilidade e agilidade.
1978
A moto recebe inovações na suspensão dianteira, que antes utilizava sistema de molas externas com cobertura de metal, e passa a contar com garfo com amortecedores dotados de molas internas.
1981
A CG 125 passa a ser vendida também em versão a álcool, sendo a primeira motocicleta do mundo com este tipo de combustível. Ela estreou o câmbio de cinco marchas, que passaria a equipar a versão a gasolina em 1985.
2ª geração (1983 a 1988)
1983
A Honda promove alterações visuais na CH, que fica mais encorpada. O carburador recebe o sistema Ecco de injeção de combustível.
1985
O câmbio passa de quatro para cinco velocidades, de acionamento universal, novo escalonamento e melhor aproveitamento da potência do motor.
1988
A moto ganha uma versão para uso profissional, CG 125 Cargo. Com banco individual e mais largo, conta com bagageiro para receber a instalação de baú. Entre outras alterações, o chassi e roda traseira são reforçados e a suspensão traseira passa a ser regulável.
Veja galeria de fotos das várias gerações da Honda CG
3ª geração (1989 a 1993)
1989
A Honda lança a CG 125 Today, que traz mudanças visuais mais profundas como rabeta com estilo inédito e quadro mais reforçado.
1991
A marca japonesa promove uma profunda remodelação técnica na CG que recebe 69 alterações no motor e 74 mudanças no chassi. Com isso ela passa a oferecer mais potência em ampla faixa de rotação, economia de combustível, tem seu nível de ruído reduzido além de ganhar maior rigidez estrutural. A street passa a contar com o sistema CDI e tem sua manutenção simplificada.
4ª geração (1994 a 1999)
1994
Chega ao mercado a CG 125 Titan, com novo estilo e 90 alterações técnicas. Entre as novidades estão os comandos elétricos em novo desenho, alças traseiras nas laterais, tanque de formas arredondadas, novos freios e conjunto de embreagem.
5ª geração (2000 a 2003)
2000
A 5ª geração da família CG 125 é lançada, mantendo o nome Titan. A moto ganha um sistema anti-esvaziamento de pneus chamado de Tuff-Up.
2002
A Honda traz ao mercado uma nova versão intermediária da CG 125 Titan, chamada de KSE, com partida elétrica e freios a tambor.
6ª geração (2004 a 2009)
2004
CG 150 Titan: Pela primeira vez a Honda decidi mudar a nomenclatura da CG, graças ao novo motor de 150 cm³m. Com porposta mais econômica, de agilidade e durabilidade, a moto recebe design renovado.
CG 150 Job: A Honda cria a CG 150 Job, uma evolução da CG 125 Cargo. Na época ela era a única motocicleta nacional homologada para transporte de carga. Além disso, a marca lança a Honda CG 150 Sport, uma versão mais voltada ao lazer e à esportividade.
2005
Em busca de ampliar suas vendas, a Honda lança a CG 125 Fan. Com motor OHV (Over Head Valves) de 124,1 cm³, ela assume o segundo lugar no ranking de vendas.
7ª geração (2009 a 2013)
2009
CG 150 Titan: além de novo visual, a nova CG 150 Titan passa a contar com sistema de injeção eletrônica (PGM-FI).
CG 125 Fan: A moto de entrada passa a contar com motor OHC (Over Head Camshaft), de comando de válvulas no cabeçote.
CG 125 Cargo: Voltada ao transporte de carga e para o uso utilitário, o modelo traz bagageiro para transportar até 20 kg de carga, além de novo assento de uso individual.
CG 150 Titan Mix: É o primeiro modelo no mundo com tecnologia flex.
2010
CG 150 Fan: A Honda amplia sua linha flex e de acesso com a CG 150 Fan.
8ª geração (2013 a 2015)
2013
A Honda atualiza o design de toda a linha.
2014
A Honda passa a oferecer ter três anos de garantia.
CG 150 Titan EX BR - Série especial com cores da bandeira brasileira que foi apresentada um mês antes do início da Copa do Mundo de Futebol, disputada no Brasil naquele ano.
CG 125 e 150 Cargo - Família Cargo (125 e 150) ganha duas versões, com destaque para o modelo com motor flex de 150cc.
Honda sua primeira motocicleta de baixa cilindrada com sistema de freios CBS (Combined Braking System).
CG 150 Start - Passa a ser a versão de custo-benefício atraente, que une eficiência mecânica com o custo dos modelos de 125cm³.
9ª geração (2015 e atualmente)
2015
A segunda mudança de nome e motor da CG, com a introdução da nova motorização de 160cm³, em substituição às versões com motor de 150cm³. A nona geração também trouxe design renovado, mais esportivo e moderno.
2017
Introdução do sistema CBS na CG 160 Start, além do suspensão dianteira SFF (Separated Function Fork), nas três versões (Titan, Fan e Start), tecnologia anteriormente exclusiva dos modelos de maior cilindrada, que permitwaos modelos maior eficiência e conforto para encarar os mais diversos cenários cotidianos
2018
CG 160 Cargo - Introdução do sistema CBS na linha profissional.
2022
A linha CG 2022 chega ao mercado com novo design das carenagens atualizado nas 4 versões: Honda CG 160 Start, CG 160 Fan, CG 160 Titan, além da utilitária CG 160 Cargo.