Dos telefones às duas rodas: Blackberry exibe moto na CES

Em parceria com a Damon Motorcyles, empresa exibe motocicleta com sistemas que alertam sobre possibilidade de acidente
Acima a Hypersport Pro

Acima a Hypersport Pro | Imagem: Reprodução internet

A aparição da Blackberry em uma feira de tecnologia como a CES, ocorrendo em Las Vegas (EUA), não é de chamar a atenção. No entanto, a empresa de telefonia mostrou algo um tanto inusitado se considerarmos o ramo de atividade dessa marca.

Mas antes, vale um pouco de história. Depois de ter sucesso com smartphones em um primeiro momento, a Blackberry quase caiu no esquecimento. Mas, agora, em parceria com Damon Motorcycles, a empresa de telefonia exibiu uma motocicleta conceito chamada de Hypersport Pro. Os preços e as especificações técnicas ainda não foram divulgadas. Mas não é na mecânica que a novidade chama a atenção.

Um dos diferenciais do veículo é a presença do sistema Co-Pilot. Como o nome diz, foi desenvolvido por Blackberry e Damon para monitorar em tempo real tudo o que está acontecendo ao redor da motocicleta.

O sistema conta com radar, câmeras com cobertura de 360 graus e sensores que podem identificar algum fator de risco ou de acidente para o piloto. Ao detectar tal risco, ele emite mensagens no painel da moto e vibrações, como as do celular, para as manoplas do guidão.

Além disso, a Hypersport Pro ainda conta com ajustes eletrônicos para melhor ajustar-se à posição de pilotagem do motorista. Pode-se customizar a posição do parabrisa, assento, manoplas e pedaleiras. Os pré-ajustes também podem ser modificados para prover uma posição mais confortável ou esportiva.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!