A italiana Ducati em conjunto com a alemã Audi – ambas pertencentes ao grupo Volkswagen, desenvolveram em conjunto um novo sistema de comunicação entre veículos, motocicletas e infraestrutura.

O mote principal é poder fazer com que os veículos utilizem um meio de linguagem comum, que alerte ao piloto, motorista e pedestre de possíveis acidentes. O sistema, chamado C-V2X, permite que exista uma comunicação utilizando tecnologia sem fio e redes 5G com avisos sonoros e no painel do veículo ou da motocicleta e assim previna um acidente.

A ideia é que com o auxílio desse sistema, os acidentes entre carros e motocicletas sejam erradicados, uma vez que ele é capaz de prever a colisão, alertar o motorista e já induzi-lo a reduzir a velocidade e até frear.

Durante a apresentação da tecnologia, foi utilizada uma Ducati Multistrada 1200 Enduro, equipado com a tecnologia C-V2X utilizando o chipset Qualcomm 9150 C-V2X, além de um SUV Q7 e um sedã A4. O teste simulou situações cotidianas que podem ocorrer entre motocicletas e veículos e como a tecnologia C-V2X pode ser usada para melhorar a segurança no trânsito. Entre os benefícios está o aviso de colisão de cruzamento, em que um veículo equipado com a tecnologia C-V2X sai de uma junção com uma estrada e evita atingir um motociclista que tem a preferência.

Antes de a tecnologia se popularizar, a Ducati se comprometeu a equipar mais suas motocicletas e, juntamente com a Audi, levar a tecnologia a mais veículos dentro do grupo Volkswagen para que ela seja difundida e ampliada. É esperada que tal tecnologia seja aplicada já em 2020.

 
 
Ducati e Audi unidas pela segurança
 
Ducati e Audi unidas pela segurança
Ducati e Audi unidas pela segurança
Informação no painel avisa sobre risco de colisão
 
Informação no painel avisa sobre risco de colisão
Informação no painel avisa sobre risco de colisão
 
 
Kleber Smith

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