Ducati e Lamborghini: tecnologia busca evitar acidentes entre carros e motos
Durante evento realizado na Alemanha, as empresas se juntaram para desenvolver conectividade entre carros e motos para aumentar segurança dos motociclistas
A Ducati e a Lamborghini se juntaram para demonstrar a eficácia de sistemas de conectividade entre motocicletas e carros. As tecnologias foram mostradas durante um evento realizado no Lausitzring, na Alemanha, organizado pelo Connected Motorcycle Consortium (CMC).
O CMC é uma associação internacional que reúne os principais fabricantes de veículos de duas rodas com o objetivo de incluir motocicletas na revolução da mobilidade conectada, visando melhorar a segurança dos motociclistas. Enquanto os fabricantes de carros têm trabalhado há anos em tecnologias de comunicação Veículo a Veículo (V2V), o CMC busca padronizar essas tecnologias para motocicletas, que têm dinâmicas e necessidades distintas.
Fundado em 2016, o CMC reuniu dados sobre acidentes envolvendo motociclistas e carros para identificar áreas em que a conectividade poderia fazer a diferença. Três casos críticos foram escolhidos para desenvolvimento: Assistência em Movimentos de Interseção (IMA), Assistência em Curvas à Esquerda (LTA) e Aviso de Não Ultrapassagem (DNPW).
Siga o MOTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Helo | Twitter
A colaboração entre Ducati e a Lamborghini é para desenvolver o IMA, que envolve uma interseção de visibilidade reduzida. A Ducati usou um obstáculo para bloquear completamente a visão da motocicleta para o motorista, mas um sinal de perigo era exibido no painel do carro, alertando-o sobre a presença da motocicleta.
No LTA, que trata de uma interseção onde a motocicleta e o carro viajam em direções opostas, um sinal de aviso de tráfego para a motocicleta que se aproxima era ativado quando o motorista do carro indicava a intenção de virar à esquerda.
No caso do DNPW, que envolve uma motocicleta desejando ultrapassar um veículo grande que está prestes a virar à esquerda, um sistema de aviso era acionado quando tanto o carro quanto a motocicleta ativavam o indicador de direção.
A fabricante italiana de motos, também desenvolveu a tecnologia em colaboração com outros vários fornecedores, incluindo Bertrandt para hardware e Nfiniity para o sistema operacional e algoritmos. Um protótipo apresenta uma tela adicional na motocicleta que exibe sinais de aviso ao motociclista.
MAIS DO MUNDO MOTO