EICMA: Aston Martin faz estreia no segmento de motocicletas

Tradicional montadora britânica de carros esportivos se une à Brough Superior para oferecer motocicleta especial
AMB 001 criada pela Aston Martin e Brough Superior

| Imagem: Divulgação

Durante o salão italiano de motocicletas, o EICMA, houve uma estreia um tanto quanto inusitada: a Aston Martin, tradicional fabricante de carros esportivos e luxuosos da Inglaterra mostrou sua primeira motocicleta, a AMB 001. Ela foi feita em parceria com outra notória marca britânica, dessa vez entre as motos, a Brough Superior. Apenas 100 unidades serão fabricadas e as entregas devem ter início ao final de 2020.

O visual da AMB 001 é marcado por traços futuristas, mas unindo elementos clássicos, como o banco e as manoplas em tonalidade marrom. Faróis e lanternas, por outro lado, são integradas às carenagens da moto, dando um ar de protótipo para a motocicleta de produção limitada.

No entanto, o maior exemplo de união de modernidade e tradição na AMB 001 está na motorização. Trata-se de um motor de dois cilindros em V, configuração muito conhecida, mas dotada de um turbo compressor.

Com 997 cm³ de capacidade, o propulsor consegue desenvolver nada menos que 182 cv. O câmbio é manual com embreagem multidisco a seco e seis velocidades, sendo que a transmissão final ainda é feita por corrente. O peso a seco, sem contar fluídos ou piloto, é de 180 kg.

Todas as AMB 001 serão fabricadas artesanalmente na planta da Brough Superior em Tolouse, na França. Seu preço anunciado é de 108.000 euros, o que, em conversão direta para o real brasileiro, chega a quase R$ 500.000.

AMB 001 criada pela Aston Martin e Brough Superior
AMB 001 criada pela Aston Martin e Brough Superior
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!