A fabricante francesa de equipamentos para segurança dos motociclistas Ixon criou um airbag que pode ser colocado debaixo de qualquer jaqueta. O equipamento utiliza um sistema elétrico inteligente "In&box" que analisa o comportamento do piloto 1.000 vezes por segundo e usa algoritmos para detectar uma queda.

O equipamento tem uma bateria que opera sem fio e ativa um cânister para poder inflar as bolsas protetoras. Essa bateria tem duração de 20 horas. Os 12 litros de ar do airbag estão concentrados em áreas nas quais os motociclistas mais sofrem danos nas quedas, como pescoço, espinha, clavícula, tórax e abdômen.

Apesar de ser novo no mercado, um sistema semelhante foi testado nas pistas de MotoGP, corridas de Endurance e no campeonato francês de Superbike. O algoritmo especialista em quedas pode tanto servir para quem corre profissionalmente quanto para quem utiliza a moto apenas em cidade e estrada.

O colete com os airbags custa 380 euros, mesmo preço do sistema elétrico inteligente. Ou seja, para ter uma dessas é preciso desembolsar cerca de R$ 1.600. Porém, o consumidor pode optar por um leasing na hora de adquirir o In&box, podendo fazer atualizações do algoritmo sempre que uma delas estiver disponível. O valor desse serviço é de 10 euros por mês (R$ 45).

Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país

Vinicius Montoia | https://www.youtube.com/channel/UC2lKRtZdmSdMRJZ8Pim78Fw