Esta moto se autodenomina a mais potente do mundo

Com 334 hp de potência, a australiana PGM V8 diz que velocidade máxima 'depende da coragem' de seus donos
PGM V8

PGM V8 | Imagem: Divulgação

Quando tentamos descobrir qual é a motocicleta de série mais potente do mundo, várias marcas vêm à mente como a Kawasaki e sua fantástica Ninja H2 R, mas há quem afirme que o modelo que ostenta esse título é uma desconhecida moto australiana, a PGM V8.

Cria do engenheiro Paul Maloney, que já atuou na Fórmula 1 e na Moto GP, a moto foi apresentada em 2018 e exibe em seu site a afirmação para não haver dúvidas: “a moto de produção mais poderosa do mundo”. Para afirmar isso, a PGM é equipada com um motor V8 de 2 litros juntando dois blocos de dois cilindros da Yamaha R1 com ângulo de 90 graus.

Com essa configuração, o propulsou rende nada menos que 334 hp de potência máxima e 214 nm de torque, que trabalha em conjunto com uma transmissão sequencial de seis velocidades. A suspensão é fornecida pela Ohlins e o freios, pela Brembo, com rodas aro 17 e pneus Michelin Pilot Power 3.

A naked australiana pesa 242 kg, tem entreeixos de 1,54 m e altura do assento de 84 cm. Mas e o desempenho da PGM V8? Bem, a ficha técnica afirma que a velocidade máxima é de...“quanto você é corajoso”.

Engenhocas australianas

Comparada a Ninja H2 R, a moto australiana oferece um pouco mais de potência (quase 10 cv) e 30% a mais de torque, embora seja mais pesada que a rival mais famosa.

Mas por que essa tão exótica moto surgiu na Austrália? Não é uma coincidência: outras propostas tão abusadas como a PGM V8 surgiram na terra dos cangurus, mas até então nada com um visual tão final.

No site da empresa não há muita informação além de um vídeo em que o som do V8 faz o coração bater mais forte e sua ficha técnica. Há dois anos, a PGM V8 custava o equivalente a 180 mil dólares, ou mais de R$ 900 mil. Pelo jeito, não é só na potência que super moto australiana impressiona...

 

 

PGM V8
PGM V8
Imagem: Divulgação

 

 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!